início do conteúdo

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA

O Bacharelado em Biotecnologia prevê a realização do estágio curricular supervisionado de, no mínimo, 240 horas. O estágio pode ter início a partir do 5º Semestre.

Atividades de pesquisa, extensão e ensino (monitoria) podem compor 40% da carga-horária total (96h). Ainda é necessário cumprir os 60% restantes (144h). Em caso de realização de tais atividades, solicite ao coordenador responsável pelo setor a emissão de declaração comprobatória.

Para realizar o estágio é preciso ter um professor orientador no Instituto e contatar uma Empresa. Caso seja a primeira parceria da empresa com o IFMT é necessário firmar o Acordo de Cooperação. Antes do início do estágio deve-se firmar o TERMO DE COMPROMISSO entre o Instituto, a Empresa e o Estagiário. Na Empresa é necessário que um supervisor acompanhe suas atividades. Junto com o supervisor e o orientador, deve-se elaborar um PLANO DE ESTÁGIO que será executado.

Depois da realização do estágio, o supervisor deve fazer a AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTAGIÁRIO. É de responsabilidade do estagiário a entrega do documento avaliativo para o supervisor. O estagiário também deve fazer a AUTOAVALIAÇÃO.

Depois disso, deve-se redigir o RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO e entregá-lo ao orientador para avaliação. O orientador irá fazer um PARECER do relatório entregue, informando a nota do componente. A nota é constituída de uma média aritmética da avaliação de desempenho do estágio e do relatório final de estágio. O discente deve fazer as correções previstas no parecer do orientador e entregar uma versão final do relatório impressa e os demais documentos. Com isso, seu estágio está finalizado. Parabéns!

ETAPAS DO ESTÁGIO:

1. Definir orientador, supervisor e empresa responsável
  2. Preencher o Termo de Compromisso
  3. Elaborar o Plano de Estágio
  4. Cumprir a carga-horária necessária
  5. Solicitar ao Avaliação do Estágio ao Supervisor
  6. Fazer Autoavaliação
  7. Redigir o Relatório Final e entregar para Orientador junto com a Avaliação de desempenho feita pelo Supervisor
  8. Fazer as correções previstas no Parecer do orientador
  9. Entregar todos os documentos e versão impressa do relatório corrigido ao Setor de Extensão

ARQUIVOS DOS DOCUMENTOS

início do rodapé