ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA

O Bacharelado em Biotecnologia prevê a realização do estágio curricular supervisionado de, no mínimo, 240 horas. O estágio pode ter início a partir do 5º Semestre.

Atividades de pesquisa, extensão e ensino (monitoria) podem compor 40% da carga- horária total (96h). Ainda é necessário cumprir os 60% restantes (144h). Em caso de realização de tais atividades, solicite ao coordenador responsável pelo setor a emissão de declaração comprobatória.

Para realizar o estágio é preciso convidar um professor orientador do campus e contatar uma Empresa. Caso seja a primeira parceria da empresa com o IFMT é necessário firmar o Acordo de Cooperação. Antes do início do estágio deve-se firmar o TERMO DE COMPROMISSO entre o Instituto, a Empresa e o Estagiário. Na Empresa é necessário que um supervisor acompanhe suas atividades. Junto com o supervisor e o orientador, deve-se elaborar um PLANO DE ESTÁGIO que será executado.

Depois da realização do estágio, o supervisor deve fazer a AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTAGIÁRIO. É de responsabilidade do estagiário a entrega do documento avaliativo para o supervisor. O estagiário também deve fazer a AUTOAVALIAÇÃO.

Depois disso, deve-se redigir o RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO e entregá-lo ao orientador para apreciação. O orientador irá fazer um PARECER do relatório entregue, informando a nota do componente. A nota é constituída de uma média aritmética da avaliação de desempenho do estágio e do relatório final de estágio. O discente deve fazer as correções previstas no parecer do orientador e entregar uma versão final do relatório impressa e os demais documentos. Com isso, seu estágio está finalizado. Parabéns!

ETAPAS DO ESTÁGIO:

1. Convidar professor orientador, definir empresa a se realizar o estágio
  2. Preencher Termo de Compromisso e Plano de Estágio
  3. Executar carga horária do Estágio
  4. Solicitar Avaliação do Supervisor do Estágio
  5. Realizar Autoavaliação
  6. Redigir Relatório Final de Estágio e entregar para o Professor Orientador junto com a Avaliação de desempenho feita pelo Supervisor para emissão do Parecer de Estágio. (Nesta etapa o professor orientador pode solicitar alguns ajustes no relatório.)
  7. Entregar todos os documentos ao Setor de Extensão.

SOBRE APROVEITAMENTO DE ESTÁGIO PARA DISCENTES QUE ATUAM NA ÁREA

Os discentes que atuam na área de biotecnologia podem solicitar o aproveitamento dessa carga horária para o estágio obrigatório, conforme previsto em nosso PPC. Para isso é necessário solicitar a Gestão de Pessoas/Recursos Humanos da Empresa uma DECLARAÇÃO com seus dados pessoais e informando data do início do trabalho, carga-horária semanal e atividades desempenhadas. Não terá o supervisor, tão menos as avaliações do estágio. Junto ao seu professor orientador deve-se redigir o RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO para emissão do PARECER. A nota final da atividade será emitida pelo professor orientador no Parecer.

ETAPAS DO APROVEITAMENTO DE ESTÁGIO:

1. Solicitar Declaração da Empresa que trabalha
  2. Convidar professor orientador
  3. Redigir Relatório Final de Estágio e entregar ao Professor Orientador para emissão do Parecer de Estágio. (Nesta etapa o professor orientador pode solicitar alguns ajustes no relatório.)
  4. Entregar os documentos no Setor de Extensão.

ARQUIVOS DOS DOCUMENTOS