início do conteúdo

Comissão Permanente de Permanência e Êxito dos Estudantes

 

Os trabalhos da Comissão Permanente de Permanência e Êxito dos Estudantes (CPPEE) do IFMT iniciaram com a sua nomeação pelo reitor através da Portaria nº 2.322 de 28 de outubro de 2015, visando a sistematização e elaboração do Plano Estratégico Institucional de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMT, pois assim como outras instituições, o IFMT possui índices significativos de estudantes retidos e evadidos, trazendo a necessidade de elaboração de um plano com ações que busca minimizar esses índices, senão erradicá-los da realidade da instituição.

O objetivo do Plano Estratégico Institucional de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMT é elevar os índices de permanência e êxito dos estudantes, em todos os níveis e modalidades de ensino ofertadas no Instituto Federal de Mato Grosso, por meio de um programa de ações efetivas.

    • Levantar as ações realizadas nos Campi para a prevenção da evasão e retenção dos alunos;
    • Diagnosticar as principais causas de evasão e retenção nos Campi do IFMT;
    • Desenvolver mecanismos de acompanhamento das ações que serão implementadas nos Campi;
    • Acompanhar as comissões locais na implementação de ações de prevenção e correção de problemas relacionados à evasão e retenção dos estudantes;
    • Propor capacitação específica para os servidores envolvidos em ações de prevenção da evasão;
    • Articular o envolvimento das famílias nos processos de ensino-aprendizagem;
    • Estimular a criação de grupos de debates e a realização de oficinas sobre a retenção e evasão, envolvendo a comunidade interna e externa nos Campi;
    • Propor ações que elevem os índices de aprovação e conclusão nos cursos, dentro dos prazos previstos para a integralização;
    • Incentivar atividades acadêmicas que envolvam servidores e estudantes fora do ambiente de sala de aula.

Para que os trabalhos da Comissão Central acontecessem a contento, foram constituídas as subcomissões nos Campi, formadas de 3 a 5 servidores com contato direto e permanente com os estudantes, como a Equipe Multidisciplinar, coordenador do NAPNE, psicólogo, pedagogo, assistente social e docente, que tiveram a incumbência de levantar dados e propor o seu próprio plano atendendo às suas especificidades e necessidades (Plano Estratégico Institucional de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMT – Campus Avançado Lucas do Rio Verde 2018-2024).

Os dados quantitativos referentes à evasão, a partir do ano de 2017, passaram a ser retirados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) que é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e tem como objetivo reunir dados relativos a esta rede, para fins de cálculos dos indicadores de gestão e seu monitoramento para auxiliar na tomada de decisões relativas às situações de dificuldades e/ou de sucessos. A PNP é pública e pode ser acessada por qualquer cidadão através do endereço http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/.

Para a Comissão de Permanência e Êxito, os principais dados utilizados para os fins de suas atividades são aqueles que indicam a Eficiência Acadêmica, encontrada na aba 5.4 da PNP. Esse índice é calculado considerando o ciclo que se encerra no ano base e apresenta informações sobre os coeficientes de Conclusão Ciclo, Evasão Ciclo e Retenção Ciclo.

Quer saber mais? Procure os membros da  Comissão Permanente de Permanência e Êxito dos Estudantes (CPPEE) do Campus Avançado Lucas do Rio Verde (Portaria Interna Nº 01 de 06/02/2019):

    • Jucicléia da Silva Arrigo - Docente;
    • Wiliana Mendes dos Santos - Docente ;
    • Tiago Oliveira - Docente ;
    • Reginaldo Vicente Ribeiro  - Docente;
    • Daniel Messias da Silva - Docente;
    • Tatiana Leal da Costa - Técnico Administrativo.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Lucas do Rio Verde

Avenida Universitária 1600-W - Bairro: Parque das Emas - CEP: 78455-000

Telefone: (65) 3548-4400 / (65) 99686-6126

Lucas do Rio Verde/MT