Viagem interdisciplinar ao Pantanal

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 1 de Junho de 2023 às 21:47

Considerado um dos eventos que representam o encerramento da jornada no Ensino Médio Integrado, discentes do 3° EMI exploram a cultura pantaneira e o uso da Biotecnologia na prática

Equipe IF NEWS: Gabriela Dalmagro, Letícia Boaro, Khanysha de Lira, Vinicius Appolari.

Sendo realizada do dia 14 a 16 de junho de 2023, a viagem interdisciplinar dos alunos do último ano do EMI ao Técnico em Biotecnologia é uma experiência realizada  desde 2019 e aborda aspectos naturais, históricos, demográficos e culturais do Cerrado e Pantanal Mato-grossense.

Englobando as disciplinas de Geografia, História, Sociologia, Biologia, Biotecnologia, Educação Física e Linguagens, a atividade tem como finalidade oferecer a edificação dos conhecimentos já adquiridos no curso e complementação dos estudos teóricos com a vivência prática dos conteúdos.

No primeiro dia, os discentes realizarão a visita ao Campo de Murundus, paisagem comum do Pantanal, em que a vegetação se adapta e cresce sobre pequenos morros por causa dos períodos de cheia e seca das águas. No segundo dia, visitarão a Estrada Transpantaneira, onde são encontradas a fauna e flora da região do Pantanal. No final da viagem, irão ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em que terão contato com a vegetação do Cerrado, cachoeiras e características desse bioma.

Segundo a professora Jucicléia, uma das docentes envolvidas com a viagem, serão visitados e discutidos também aspectos históricos e culturais de Poconé e do Quilombo Mata Cavalo, tratando sobre povos tradicionais, colonização, povoamento e economia. A participação ativa em eventos sociais culturais e históricos como visita técnica aos biomas, o envolvimento com exposições, feiras de artesanato, visita ao quilombo, aos patrimônios históricos, entre outros, valorizando e promovendo a preservação da cultura e da história local, além de trazer a oportunidade de aprender e compartilhar conhecimentos com outras pessoas.

Considerado um dos eventos que representam o encerramento da jornada no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Biotecnologia  no Campus Avançado de Lucas do Rio Verde, esta viagem é uma oportunidade de aprendizagem e de confraternização entres os discentes do último ano, possibilitando experiências prazerosas e edificantes antes do fim do curso.