Prova PISA 2022 é realizada no IFMT-LRV

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 25 de Maio de 2022 às 15:49

No dia 19 de maio (quinta-feira), no IFMT Campus Avançado Lucas do Rio Verde, 32 alunos e 10 professores foram selecionados para realizar a prova PISA (Programme for International Student Assessment) 2022, um estudo internacional, que no Brasil é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e fundamental para avaliar os conhecimentos e as habilidades de estudantes brasileiros em comparação com os de outros países.

O PISA avalia três domínios: leitura, matemática e ciências além de também avaliar Resolução de Problemas, Letramento Financeiro e Competência Global. A avaliação, realizada em formato eletrônico na sala de informática do campus, é dividida em duas etapas de duas horas cada uma, com um intervalo de 15 minutos.

“Através do questionário socioeconômico é possível ter uma visão do nível dos alunos e da questão de seus, conhecimento econômico possibilitando o direcionamento de políticas de ensino” aponta um dos aplicadores da prova.

Devido às limitações de funcionamento escolar impostas pela pandemia de covid-19, essa edição do Pisa corresponde à aplicação principal da avaliação inicialmente prevista para ocorrer em 2021. A última avaliação havia sido em 2015 na qual Mato Grosso, ficou em 14º lugar, com o índice de 403.4 numa escala até 1.000. Nesta edição, não haverá índice por Estado, apenas geral.

Gabriela O. Dalmagro – Projeto IF News

Supervisão: Prof. Tiago Oliveira