A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em parceria com o IFMT, promove o projeto que tem como objetivo levar qualidade de vida para idosos e um grupo de mulheres.

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 16 de Maio de 2023 às 09:20

Equipe IF NEWS: Gabriela Dalmagro, Letícia Boaro, Khanysha de Lira, Vinicius Appolari.

O projeto é aberto a todos que desejam participar, sendo necessário apenas se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Segundo a coordenadora do CRAS, Márcia, o projeto já está em funcionamento desde fevereiro deste ano e atende os idosos nas terças-feiras, das 8h às 10h da manhã, e as mulheres nas quartas-feiras, das 14h às 16h da tarde.

Durante as atividades, são trabalhadas temáticas e datas comemorativas, buscando conscientizar sobre a importância do cuidado com o corpo e a saúde em geral. Além disso, o projeto tem o objetivo de reduzir o sedentarismo, melhorar a socialização e a integração social dos participantes.

De acordo com a professora do IFMT, Marcela, o foco principal do projeto é melhorar a qualidade de vida dos idosos e mulheres atendidas. "Quando eu digo qualidade de vida é em vários fatores. Então é melhorar as condições físicas das atividades diárias, conseguir pegar um peso com mais facilidade, realizar as caminhadas, onde eles precisam chegar de forma mais tranquila", explica a professora.

Durante as rodas de conversa, os idosos poderão trazer suas próprias temáticas de interesse para discussão, além de receber informações sobre seus direitos, cidadania, alimentação saudável, técnicas de exercícios de memorização, entre outros assuntos pertinentes. O projeto também tem como objetivo refletir sobre temas do cotidiano que afetam diretamente a qualidade de vida dos idosos, como a violência, questões econômicas e as taxas de suicídio elevadas nesse público.

Para a professora Marcela, projetos como este são fundamentais para promover a qualidade de vida de idosos e grupos vulneráveis da sociedade. "O Fique Bem é uma iniciativa importante que visa proporcionar um momento de alegria, descontração e cuidado com a saúde. É uma oportunidade de incluir e valorizar a população idosa e mulheres que muitas vezes se encontram em situação de vulnerabilidade social e que precisam de atenção e cuidado", destacou.

O projeto Fique Bem é uma iniciativa que promove a valorização do idoso e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Além disso, é uma oportunidade para a comunidade de Lucas do Rio Verde se envolver em atividades que visam o bem-estar e a integração social.

O projeto Fique Bem é um exemplo de como a união entre instituições públicas e privadas pode gerar impacto positivo na vida das pessoas. A iniciativa busca proporcionar mais qualidade de vida, bem-estar e inclusão social para idosos e mulheres, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária