Olimpiada de Biotec e Quimica

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 10 de Outubro de 2022 às 17:39

Estudantes do ensino médio integrado do curso técnico em biotecnologia do IFMT/LRV participaram, no período de 05 a 08 de outubro, da 1ª Edição da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia – OBBiotec, evento organizado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em colaboração com outras universidades e instituições de pesquisa.

A OBBiotec tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação básica nacional, por meio do estímulo à aprendizagem de biotecnologia e da competição saudável que leve à busca por novas oportunidades, crescimento individual e desenvolvimento regional.

Além disso, nos dias 07 e 08 de outubro, os alunos também participaram da Olimpíada Mato-Grossense de Química. Esta é uma atividade promovida pela ABQ (Associação Brasileira de Química) e coordenada anualmente pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). É direcionada a estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas, situadas em todo Território Nacional.

A Olimpíada Mato-Grossense de Química tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pelas Ciências da Natureza, de modo especial a Química, assim como contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos com aptidão às Ciências da Natureza.

Os eventos aconteceram com o apoio dos professores das áreas de química e biotecnologia do campus. O representante escolar do IFMT/LRV nas duas atividades, Prof. Wesley Vaz, reitera que “a participação nessas Olimpíadas do Conhecimento estimula no aluno o interesse pelo estudo das Ciências Naturais e identifica estudantes talentosos nas respectivas áreas de estudo. Também se destaca o fato de que as olimpíadas, de forma geral, têm estimulado muitos jovens à curiosidade científica, bem como, incentivá-los a aplicar seus conhecimentos e suas habilidades.”