Manutenção do protocolo de biossegurança garante proteção para todos

Publicado por: Reitoria / 9 de Fevereiro de 2022 às 11:24

O Instituto Federal de Mato Grosso informa a comunidade acadêmica que está retornando as atividades presenciais em seus campi, isso se deve, ao cumprimento do protocolo de biossegurança aliado a vacinação dos servidores, alunos e colaboradores.

Para retorno das atividades presenciais nos campi e Reitoria, é necessário o atendimento ao Protocolo de Biossegurança estabelecida pela Instrução Normativa nº 01/2022. Além do protocolo, o IFMT publicou a Instrução Normativa nº 03/2022 que estabelece diretrizes e orientações para o retorno gradual e seguro das atividades presenciais da instituição.

Os campi Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sorriso, Várzea grande, Pontes e Lacerda já estão na fase 4 (atividades presenciais). O Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva inicia a fase 4 no dia 14/02.

A decisão sobre a fase para a retomada gradual das atividades presenciais cabe a cada unidade em alinhamento com o Comitê de Biossegurança e a participação da comunidade acadêmica, considerando os indicadores epidemiológicos estabelecidos na IN 3/2022, as especificidades dos espaços físicos de cada unidade e o protocolo das normas de biossegurança do IFMT.

O acesso às unidades da instituição deve-se manter as seguintes medidas do protocolo de biossegurança: uso constante de máscara; higienização das mãos; distanciamento social (evitar abraços, apertos de mãos e beijos) e etiqueta respiratória (ao tossir, virar o rosto e tampar a boca).

No protocolo é possível se observar orientações para higienização dos ambientes, como nos setores de trabalho que deve ser arejado e com o distanciamento social, como também de uso coletivo, como refeitórios, bibliotecas, alojamentos, salas de reuniões, auditórios, elevadores, hall de entrada, corredores, banheiros, salas de aula e laboratórios, entre outros

As medidas de biossegurança são ações necessárias à prevenção do contágio da COVID19. De acordo com o painel epidemiológico nº 702 – Coronavírus/ Covid-19, de 07 de fevereiro de 2022, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, aponta 656.139 casos confirmados da doença no estado. Destes, 611.839 foram recuperados, 28.782 em monitoramento, 869 internados e 14.444 óbitos.

Ao se comparar com os dados de Brasil, os números aumentam. De acordo com o painel Coronavírus do Ministério da Saúde, de 07 de fevereiro de 2022, foram confirmados 26.599.593 casos da doença. Destes, 22.846.652 são recuperados, 3.120.320 em acompanhamento e 632.621 óbitos confirmados.

Com esses dados, é possível se perceber que a pandemia não acabou e que as medidas de biossegurança devem ser mantidas, mesmo com todo o cansaço e exaustão que temos diante desse assunto.

Algumas pessoas ao contrair a doença apresentam um quadro mais grave, que pode levar a morte. Enquanto outras, apresentam quadro leve ou podem ser assintomáticas.

A alta taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo Nota Técnica do dia 03 de fevereiro de 2022, do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está relacionada às baixas coberturas vacinais e não vacinação em diversas áreas do país.

“Os pesquisadores alertam que uma proporção considerável da população que não recebeu a dose de reforço, e a população não vacinada, são mais suscetíveis a formas mais graves da infecção com a Ômicron e voltam a sublinhar que a elevadíssima transmissibilidade da variante pode incorrer em números expressivos de internações em leitos de UTI, mesmo com uma probabilidade mais baixa de ocorrência de casos graves”, segundo publicação no site da Fiocruz.

Diante desse cenário, a Nota Técnica reforça como fundamental a necessidade de avançar com a vacinação, sugerem a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos, campanhas para orientar à população e o autoisolamento ao apresentar sintomas, evitando a transmissão.

Fontes: Covid-19: Nota Técnica aponta crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI