início do conteúdo

Investimento de R$ 118.000,00 proporciona ampliação de estrutura para experimentos no IFMT-CALRV

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 16 de Maio de 2023 às 05:09

Esta semana foi instalada a nova casa de vegetação no IFMT Campus Avançado Lucas do Rio Verde. A estrutura de 70 m2 de área útil e altura de 3,5m conta com controle de luz ultravioleta, umidade e temperatura, oferecendo assim, condições ideais para a manutenção de minijardins clonais e desenvolvimento de experimentos com plantas em vasos.

No contexto da biotecnologia, a casa de vegetação climatizada permitirá a manutenção simultânea de centenas de mudas de diferentes espécies, além de oferecer um ambiente adequado para estudos com foco na seleção de variedades de plantas com características desejáveis e interação planta-microrganismos Além disso, a casa de vegetação climatizada pode permitir o estudo de plantas em diferentes condições ambientais, como estresses abióticos e bióticos, possibilitando a avaliação do comportamento das plantas e a identificação de genes e mecanismos envolvidos na resposta a esses estresses.

Em resumo, a casa de vegetação climatizada será uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa aplicada nos diversos componentes curriculares dos cursos da área de biotecnologia ofertados no campus na área de biotecnologia (técnico, bacharelado e doutorado), tais como, biotecnologia vegetal, microbiologia, controle biológico, produção de bioinsumos, biotecnologia de microrganismos, genética, biotecnologia de solos, fisiologia vegetal, fundamentos de farmacologia e toxicologia, entre outros.

Segundo o diretor geral do campus, prof. Dr. João Vicente Neto, a instalação dessa estufa proporcionará aos estudantes e servidores do Campus Avançado Lucas do Rio Verde o desenvolvimento das atividades em aulas práticas, e pesquisa e de extensão, permitindo assim a melhoria do processo de formação profissional em nosso Campus, é uma ação que vem sendo planejada desde 2021, em acordo ao plano diretor do Campus Avançado.

início do rodapé