Início do período letivo 2021/1 no curso de Bacharelado em Biotecnologia é marcado por diversas ações de acolhimento aos estudantes e servidores

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 30 de Março de 2021 às 09:34

No período de 22 a 24 de março de 2021 foi realizado o acolhimento virtual aos alunos do Curso de Bacharelado em Biotecnologia, dando início às atividades acadêmicas do período letivo de 2021/1.

Para isso, a Coordenação do curso, Servidores e o Centro Acadêmico do Curso de Bacharelado em Biotecnologia do IFMT (CABIF), organizaram diversas atividades de acolhimento, tais como a apresentação dos servidores, representantes discentes, apresentação geral sobre o Curso e seu PPC, aula inaugural, apresentação da estrutura do Campus, integração entre as turmas, trocas de experiências entre alunos que participaram de ações de pesquisa, extensão e que já estão trabalhando na área de biotecnologia, além de outras ações.

Entre as várias atividades realizadas nos três dias de acolhimento, o Coordenador do Curso, Prof. Dr. Reginaldo Vicente Ribeiro destacou três ações que foram muito elogiadas. (1) Aula inaugural, ministrada pela professora de Bioprocessos e Biotecnologia do IFPR, Dra. Tarcila Bueno; (2) o compartilhamento de experiências de alunos empreendedores, estudantes que participaram de atividades de ensino, como as monitorias, discentes que atuaram em projetos de pesquisa e extensão, e ainda de alunos que já estão trabalhando na área de biotecnologia; (3) interação com o setor Produtivo e Pesquisa, onde tivemos a participação de um empreendedor que produz e comercializa diversos produtos biotecnológicos, com destaque para biofertilizantes, além da participação de um dos pesquisadores da Embrapa agroenergia e da Embrapii.

Com essas ações, além de conhecer melhor o campus, o curso e suas potencialidades, os alunos puderam ampliar os horizontes de sua atuação profissional na região e em outros lugares do país, bem como vislumbrar as possibilidades de novas parcerias para o desenvolvimento de ações de pesquisa aplicada e atividades de extensão tecnológica.

Para garantir a segurança dos alunos e servidores, todas as atividades foram realizadas via webconferência, com transmissão pelo YouTube. Conforme a resolução 02/2021, de 24/02/2021 do CONSUP/IFMT, as atividades presenciais continuarão suspensas até o dia 30/06/2021. Durante esse período as atividades de ensino ocorrerão por Regime de Exercícios Domiciliares (RED), onde usaremos a nova versão do AVA Moodle como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem.