IFMT lança edital para Formação de Líderes Femininas

Publicado por: Reitoria / 8 de Março de 2024 às 17:43

O Instituto Federal de Mato Grosso deu um passo para ampliar a participação feminina nos espaços institucionais, com o lançamento de um edital para Formação de Lideranças Femininas nesta sexta-feira (08). Serão ofertadas vinte vagas para a capacitação. As inscrições estarão abertas do dia 15 de março ao dia 19 de abril de 2024.

O evento marcou o encerramento das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher realizadas ao longo da semana na Reitoria, e reuniu servidoras presencial e virtualmente. Compuseram a mesa, a pró-reitora de Ensino, Luciana, Klamt, a diretora da Escola de Formação, Érica Pacheco, a presidente da Comissão Elas no IFMT, Regina Oléa e a diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide.

Ao assinar simbolicamente o edital, o reitor Julio César dos Santos lembrou o papel da Comissão "Elas no IFMT" que, desde a sua criação, no ano passado, vem propondo reflexões e estudos sobre a ampliação da participação feminina nos espaços de poder, entre outros temas.

“Temos uma questão histórica e social de desigualdades nas relações entre homens e mulheres, de oportunidades, inclusive. E criar condições para o equilíbrio na ocupação de cargos é tornar o IFMT uma instituição mais justa do ponto de vista das oportunidades entre homens e mulheres”, afirmou Julio.

Representando o Colégio de Dirigentes do IFMT, a diretora-geral do campus Pontes e Lacerda, Vanderluce Moreira Machado, frisou que o pensamento ocidental está pautado pelo olhar masculino e que, ao longo dos séculos, não só no Brasil, mas no mundo, há relatos de situações, experiências, vivências, em que as mulheres arcaram (e ainda arcam) com decisões masculinas.

Vanderluce mencionou dados recentes que comprovam a falta de equidade e presença feminina nos cargos públicos de liderança nas instituições brasileiras herança do machismo estrutural que impera na nossa sociedade.

“Por tudo isso é de extrema relevância para nós, mulheres, esses espaços de conquistas, de oportunidades. Eu entendo que eles devem ser aproveitados, como forma de resistência. Não propomos segregação, não somos sexistas. Queremos equidade. Vamos nos capacitar e mostrar que nós podemos, que temos condição de fazer“, falou, referindo-se à ocupação dos cargos de gestão e dirigindo-se às demais servidoras.

A diretora contou que dos 24 cargos de gestão do campus Pontes e Lacerda, 15 estão sendo exercidos por mulheres.

Missão a Brasília - uma das etapas da Formação será uma visita à capital federal para uma imersão sobre gestão pública, estrutura e organização da política brasileira, e visitas aos ministérios como o de Educação. Liderança política feminina com atuação na educação de Mato Grosso, Rosa Neide foi convidada pelo reitor para acompanhar a equipe.

8 de Março: Semana Especial - a programação começou no dia 06, com palestra sobre igualdade salarial e laboral entre homens e mulheres e política de cuidados ministrada pela secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidado do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva. As servidoras da reitoria participaram, ainda, de roda de conversa, aula de defesa pessoal e realizaram exames médicos.

Assista a live de lançamento do Edital de Formação de Lideranças Femininas do IFMT AQUI

Marcadores: ifmt_1

Arquivos relacionados