IFMT consolida sua presença em Mato Grosso com três novas unidades: Canarana, Água Boa e Colniza

Publicado por: Reitoria / 12 de Março de 2024 às 12:34

Serão investidos, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, R$ 2,5 bilhões em 100 novas unidades e R$ 1,4 bilhão na consolidação dos campi já existentes.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Mato Grosso vai ganhar mais três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. A informação foi confirmada hoje, na cerimônia de lançamento de 100 novos Institutos Federais, realizada no Palácio do Planalto, pelo presidente Lula. Os novos Institutos serão instalados nos municípios de Água Boa, Canarana e Colniza.

Além dos novos campi o Governo Federal anunciou investimentos na consolidação das unidades do IFMT já existentes no estado, 19 ao todo, como construção de refeitórios, salas de aula, laboratórios, bibliotecas e aquisição de equipamentos.

Serão investidos, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, 2,5 bilhões em 100 novas unidades e 1,4 bilhão na consolidação dos campi já existentes. Parte desses recursos virá para as novas unidades a serem instaladas em Mato Grosso e parte para a infraestrutura dos atuais campi.

Para o reitor do IFMT, Julio Santos, além dos novos campi o importante no anúncio é a reestruturação dos campi que já estão em funcionamento. “Essa conquista é resultado do diálogo e do empenho dos reitores junto ao MEC. E conforme disse o Ministro da Educação, Mato Grosso vai receber novas unidades nos próximos anos. É a consolidação da Rede Federal em nosso estado”, afirmou Julio, que acompanhou a cerimônia em Brasília.

Julio destacou também a preocupação do MEC com a questão dos servidores. “Estamos confiantes de que haverá alguma iniciativa para recompor o quadro de servidores e uma reestruturação na carreira para que possamos valorizar os servidores da educação, motivá-los  e garantir que essas novas unidades tenham educação de qualidade”, frisou.

Fabio Faria, prefeito de Canarana, falou da importância da implantação do campus na cidade. “Canarana é uma cidade que cresce muito e esse crescimento passa pela educação. Somos o maior produtor de gergelim do Brasil, temos várias industrias se instalando no município e o Instituto Federal  vai trazer oportunidades de qualificação, de emprego e de renda aos nossos jovens, o que fará a cidade crescer cada vez mais”, comemorou o prefeito.

Em Canarana o IFMT já possui um Centro de Referência com alguns cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) funcionando em parceria com a Prefeitura e com empresas locais. Já nos municípios de Água Boa e Colniza a equipe gestora irá realizar audiências publica com a comunidade local para definir o  eixo de formação para então estabelecer os curso e a estrutura mínima para o funcionamento do campus.