início do conteúdo

Foco da Palestra de abertura do 8º WorkIF serão as startups

Publicado por: Reitoria / 10 de Agosto de 2023 às 17:49

A oitava edição do evento traz como tema a Inovação Tecnológica e o Empreendedorismo para Mato Grosso

"O negócio por trás das startups". Esse será o assunto da palestra de abertura da oitava edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso – 8º WorkIF, que tem como tema "Inovação Tecnológica e Empreendedorismo para Mato Grosso".

A palestra será ministrada na manhã do dia 25 de outubro, pelo educador e conferencista João Kepler Braga. Especialista na relação empreendedor-investidor, realizou mais de 1.500 investimentos em startups nos últimos sete anos.

Das ações ligadas à inovação no IFMT, destacam-se os projetos que recebem financiamento institucional por meio de editais, projetos desenvolvidos em parceria com instituições públicas e privadas, nos quais a inovação está vinculada a uma necessidade real do setor produtivo do estado.

"Um dos desafios mais importantes para o IFMT é desenvolver em nossos pesquisadores e estudantes, o desejo de empreender em suas ações de inovação, não só destinando os projetos a necessidades demandadas, mas também assumindo o protagonismo na produção de bens e serviços inovadores para a sociedade, por meio de empresas de base tecnológicas como spin-offs e start-ups", avalia Fernanda Caldeira, do departamento de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.

A gestora considera que os projetos de inovação tecnológica do IFMT vem adquirindo maturidade tecnológica e de negócios ao longo dos últimos anos, trazendo destaque e reconhecimento a nível nacional, principalmente dentro da própria Rede Federal.

"Falar em negócios inovadores, em empreendedorismo inovador é um passo além para a produção tecnológica do IFMT e para o desenvolvimento de nosso estado. Nossa ideia com a temática dessa palestra é fazer um link da inovação acadêmica com o mercado, com o empreendedorismo," completa.  

Palestras sobre Inovação, Energias Renováveis em Empreendedorimso negro

Na parte da tarde do primeiro dia de evento, a programação se dividirá em mesas-redondas e palestras, das quais participarão estudantes dos 19 campi do IFMT. As primeiras terão como temas: O papel da ciência e tecnologia no desenvolvimento de Mato Grosso; Agricultura Familiar e desenvolvimento sustentável e Turismo como oportunidade de desenvolvimento. Já as três palestras abordarão: Os Institutos Federais e sua identidade; Energias Renováveis e Inovação e Empreendedorismo negro. 

Toda a programação ocorrerá no período de 25 a 27 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Acompanhe os preparativos para o 8º WorkIF em: https://www.even3.com.br/viii-workif-371278/

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Lucas do Rio Verde

Avenida Universitária 1600-W - Bairro: Parque das Emas - CEP: 78455-000

Telefone: (65) 3548-4400 / (65) 99686-6126

Lucas do Rio Verde/MT