Proex capacita extensionistas no 1º módulo do Curso de Gestão e Prestação de Contas de Projetos

Publicado por: Reitoria / 26 de Setembro de 2022 às 18:01

Trinta e nove servidores e um colaborador externo que tem um projeto de extensão aprovado no IFMT, participaram do Módulo I do Curso Prático de Gestão e Prestação de Contas de Projetos de Extensão, promovido pela Pró-reitoria de extensão (Proex) em parceria com a Escola de Formação (Esfor) e realizado virtualmente nos dias 22 e 23 de setembro.

O curso tem como objetivo capacitar servidores do IFMT no SUAP Módulo Extensão, a fim de eliminar suas dúvidas em relação ao sistema e consequentemente aumentar a eficácia do monitoramento e diminuir a inadimplência.

Está dividido em 3 módulos:

Módulo I: Aprovei um projeto, e agora?

Módulo II: Como está indo meu projeto?

Módulo III: Prestação de contas de projeto de extensão, como fazer?

Relatos dos participantes

A professora de Educação Física do Campus Avançado Diamantino, Julimara Gomes dos Santos, considerou o curso proveitoso devido à sua característica predominantemente prática.

“Desta forma, tivemos oportunidade de informar sobre a funcionalidade de cada aba do SUAP e fazer inserções e alterações nos projetos por meio da plataforma ‘suapteste’. Foi possível também esclarecer dúvidas e trocar experiências com outros servidores”, relatou a docente.

Apesar do curso ser voltado para coordenadores de projetos de extensão, Julimara acredita ter sido de grande valia também para os coordenadores de extensão dos campi, que tiveram puderam conhecer as dificuldades enfrentadas pelos extensionistas.

“Com esta experiência inicial positiva, a expectativa para os próximos módulos é a melhor possível”. Fica ainda a sugestão de que sejam elaborados cursos como este voltados para a submissão e gerenciamento de projeto/eventos como a JEnPEx e os Circuitos de Arte e Cultura, dadas as suas particularidades", avaliou.

Para a professora Priscila Machado, gestora local da Ativa Incubadora do Campus Alta Floresta, a participação no módulo "Aprovei um projeto de extensão, e agora?" foi positiva, uma vez que foi possível realizar práticas dentro do módulo de extensão do Suap, proporcionando uma visão de formação mais ampla.

“Pudemos verificar sua dinâmica e fatores apresentados dentro dos editais, permitindo submissões e acompanhamento de modo responsável junto aos projetos de extensão”.

Os módulos estão sendo ministrados pela servidora da Proex, Dory Francelle, que convida toda a comunidade para participar dos módulos II e III. “É importante compartilhar o conhecimento com os servidores sabendo que eles usufruirão tanto quanto eu na prática. Esse curso teve essa vertente, ensinar o que sabemos à aqueles que também precisam utilizar o sistema".

O docente do campus Sorriso, coordenador do Edital local de incentivo às incubadoras, Rui Ogawa destacou a relevância da capacitação, principalmente para coordenadores de Extensão dos campi e coordenadores de projeto. E aprovou a dinâmica adotada no primeiro módulo, com exemplos práticos em ambiente de homologação do SUAP, oportunizando momentos de imersão real nos vários itens que compõem um projeto de extensão.

Para ele, o servidor fica mais tranquilo recebendo a qualificação necessária para que possa acompanhar os projetos em todas as suas etapas.

"A divisão do curso em 3 módulos que se complementam, envolvendo desde os trâmites necessários a partir da aprovação do projeto, passando pelo seu monitoramento e acompanhamento e, finalmente, aspectos sobre finalização e prestação de contas é oportuna, considerando que o bom uso de recursos públicos deve sempre ser incentivado, necessitando para tal, que todos sejam capacitados," avaliou o docente.

Nesse sentido, acredito que a iniciativa ESFOR/PROEX é assertiva e exitosa", completou.

Foto: Professor Rui Ogawa, campus Sorriso.

Notícias relacionadas: https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/proex-divulga-curso-pratico-de-gestao-e-prestacao-de-contas-de-projetos-de-extensao/

Marcadores: ifmt_1