Diretor do IFMT Lucas do Rio Verde participa de formação em Portugal e na Noruega

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 16 de Maio de 2023 às 09:36

Diretor-geral do Campus Avançado, João Vicente Neto, fala sobre a experiência e os projetos para o Campus.

Equipe IF NEWS: Gabriela Dalmagro, Letícia Boaro, Khanysha de Lira, Vinicius Appolari.

Entre os dias 3 e 13 de março, os reitores das 19 unidades do Instituto Federal do Mato Grosso participaram do curso de formação e capacitação de gestores, realizado em Portugal (Porto) e Noruega (Oslo). A formação buscou aprimorar a visão dos gestores em algumas áreas como as pedagógicas, gestão escolar e de internacionalização.

Para o Diretor-geral do Campus Avançado de Lucas do Rio Verde, João Vicente Neto, esta viagem foi uma ótima oportunidade para identificar os pontos positivos e os que precisam ser melhorados no nosso IF. Segundo o gestor: “ Nós somos uma das unidades que compactua com as visões deles (Portugal e Noruega), por isso que estamos com eficiência maior. [...] Estamos trabalhando há sete anos aqui no estado e no município também com biotecnologia. Os profissionais da Noruega e de Porto já trabalham com a área e há mais de 50 anos com curso técnico superior. Aqui nós estamos com empregabilidade igual ou superior a deles. Mas falta só essa questão do empreendedorismo.”

O reitor também falou um pouco sobre um dos planos pensados para o Campus depois desta viagem, como o de promover o intercâmbio de alunos daqui para  escolas da América do Norte e para os setores de robótica na Noruega, o qual ele comenta um pouco: “Na Noruega, nós visitamos a Universidade da Noruega com um objetivo de observar o setor de robótica. O IFMT  terá um centro de robótica dentro do Parque Tecnológico de Mato Grosso, em Cuiabá. E esse parque vai ser implantado e implementado com o auxílio da universidade na Noruega, que tem uma vivência muito grande com robótica. Eles (Noruega) têm uma vasta experiência com a tecnologia voltada ao setor produtivo. Então eles têm vários robôs que trabalham na agricultura, na área de saúde, na área têxtil e na área de produção primária também. Então, esse foi o objetivo de ir para a Noruega, né? E lá eu vislumbrei também muitas coisas para nós aqui de Lucas, inclusive nós servidores, se capacitarem para que tanto nossos servidores quanto nossos estudantes façam intercâmbio.”

O diretor-geral também compartilha suas expectativas sobre essas mudanças: “Em Portugal, tudo é voltado à educação profissional e com uma forte vertente para a educação empreendedora. Hoje nós entendemos porque que tanto na Europa como na América do Norte tem a questão empreendedora. Muitas empresas sendo criadas, por jovens pois são incentivados a todo momento a estar gerando novas ideias e novas empresas. Então é bem interessante a gente aplicar essas ações empreendedoras aqui. Esse é nosso sonho, ver pelo menos uma empresa sair daqui (IFMT) e não só se preocupar com a empregabilidade, mas conseguir criar uma empresa que gere mais empregos.”

A formação dos reitores foi um importante investimento na qualidade de ensino das unidades do IFMT e pode, com os devidos esforços e recursos, elevar o status da instituição.