Curso de violão básico incentiva a cultura e forma novos músicos

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 1 de Junho de 2023 às 21:39

Projeto do IFMT LRV oferece oportunidade de aprendizado musical para alunos e planeja abrir para a comunidade externa

Equipe IF NEWS: Gabriela Dalmagro, Letícia Boaro, Khanysha de Lira, Vinicius Appolari.

O  IFMT Lucas do Rio Verde, no intuito de incentivar a cultura e proporcionar uma nova experiência musical, realiza um curso de violão básico que está sendo oferecido aos alunos. O projeto, visa ensinar os fundamentos básicos do instrumento e da música em geral ao longo de três meses.

Desde seu início, o curso tem se concentrado em ensinar pessoas que estão interessadas em aprender a tocar violão, mesmo que nunca tenha tido contato com o instrumento antes. A proposta é oferecer aos participantes uma introdução ao universo musical e ajudá-los a dar os primeiros passos nessa jornada.

"Acreditamos que a música desempenha um papel fundamental na formação das pessoas. Além de dar uma utilidade aos instrumentos disponibilizados pela escola, estamos incentivando a cultura e permitindo que os alunos descubram o prazer de aprender um novo talento", afirma Layon, monitor do curso.

O objetivo principal do curso é ensinar o básico de violão e da música, abordando conceitos como ritmo e melodia. Os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades motoras por meio da prática regular do instrumento.

Além dos benefícios técnicos, o curso também oferece uma experiência gratificante e prazerosa aos participantes. Aprender a tocar violão pode gerar um senso de realização pessoal, aumentar a autoconfiança e proporcionar um momento de desconexão do estresse diário. A música desenvolve a criatividade, promove o desenvolvimento emocional e cognitivo, além de fomentar um senso de comunidade e colaboração.

Com o sucesso do projeto entre os alunos da escola, há planos de expandir o curso e abrir para a comunidade externa. Dessa forma, mais pessoas terão a oportunidade de aprender e se envolver com a música, seja como uma atividade recreativa ou como o início de uma trajetória musical mais ampla.