início do conteúdo

Coletivo de Psicólog@s do IFMT reforça Campanha Janeiro Branco

Publicado por: Reitoria / 28 de Janeiro de 2021 às 16:56

Em apoio à Campanha Janeiro Branco, o Coletivo de Psicólogas e Psicólogo do IFMT compartilha o material abaixo, para a conscientização de toda a comunidade da instituição.

Estigma

O tema do Enem deste ano de 2021: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” demonstra a preocupação que devemos ter com a saúde mental dos brasileiros e da população mundial.

A campanha Janeiro Branco, criada em 2014 por psicólogos, vem reforçar a ideia de que devemos chamar a atenção das pessoas para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Por que Janeiro Branco?

“Porque no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais e em sua existência. Como uma folha ou em uma tela em branco todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou reescreverem as suas próprias histórias de vida,” explica a psicóloga da Reitoria, Bianca Rangel Moreira. 

Mas, acrescenta a profissional, vale lembrar que estamos passando por momentos atípicos, o que pode ser angustiante para quem não está satisfeito com sua vida, está enfrentando problemas ou não está com a saúde mental em equilíbrio. Todos passamos por problemas e situações angustiantes em vários momentos da vida, e o que diferencia a maneira com que iremos lidar com eles é nosso estado mental naquele momento.

Além disso, os problemas gerados ou maximizados no período de pandemia aumentaram consideravelmente as situações de risco e vulnerabilidade, sejam elas de cunho individual ou coletivas. 

Por isso, no início do ano podemos traçar novos planos, estabelecer metas… a cada ano podemos fazer um novo começo. Que tal começar?

Leia mais: https://janeirobranco.com.br/

 

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Lucas do Rio Verde

Avenida Universitária 1600-W - Bairro: Parque das Emas - CEP: 78455-000

Telefone: (65) 3548-4400 / (65) 99686-6126

Lucas do Rio Verde/MT