Campanha ‘O seu olhar’ traz dicas para potencializar seus registros fotográficos

Publicado por: Reitoria / 9 de Agosto de 2023 às 14:51

Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado no dia 19 de agosto, o IFMT, por meio do Departamento de Comunicação da Reitoria lançou, nesta segunda-feira (07), a campanha “O seu olhar”.

A ideia de colocar a instituição sob o olhar de sua comunidade, por meio de registros de momentos que traduzam a missão do IFMT e seu papel transformador na vida das pessoas, foi abraçada pela comunidade.

O envio do material, aberto até o dia 15 de agosto, já está sendo feito por servidores e alunos de todos os campi pelo formulário eletrônico.

Potencialize suas fotos

Para possibilitar o aproveitamento dos registros fotográficos nas redes socias institucionais e no portal de notícias, a equipe do Departamento de Comunicação orienta a comunidade que dedique atenção especial à qualidade técnica dos belos clicks que já estão sendo enviados.

Cada foto, que pode ser produzida até mesmo pelo celular, deve ter resolução mínima de 2MB, e deve ser enviada nos formatos horizontal e vertical.

O Decom realizará a curadoria do material recebido, que poderá ilustrar peças publicitárias, notícias e/ou conteúdos diversos no portal institucional e em outras mídias oficiais no futuro.

“Estamos positivamente surpresos com a adesão à campanha. Sabemos que ações dessa natureza fortalecem o senso de pertencimento da nossa comunidade, que se sente representada, vista e valorizada em seus próprios registros. Por isso, preparamos esse guia básico de fotos”, observa a coordenadora Natália Pavanelli.

Fotografia com celular: 10 dicas fundamentais para iniciantes

1.    Mantenha o celular estável.
2.    Limpe a lente do seu celular.
3.    Não use o zoom digital na fotografia com celular.
4.    Use o modo manual na fotografia com celular.
5.    Fotografe com o modo Retrato do seu celular.
6.    Explore a lente grande-angular.
7.    Prefira a luz natural na fotografia com celular.
8.    Experimente diferentes ângulos.
9.    Crie uma boa composição para sua imagem.
10.  Edite suas fotos.

Em vez de usar o zoom, é melhor se aproximar do objeto ou sujeito a ser fotografado. Isso ajudará a preservar a qualidade da imagem.

Alguns modelos de celular possuem o zoom óptico, que pode ser usado sem a perda da qualidade da imagem. Então, veja nas especificações do aparelho se o zoom é óptico ou digital. Quando o zoom é digital a qualidade da imagem fica muito comprometida na fotografia com celular, mas quando é óptico, o resultado é muito bom.

A lente grande-angular é uma excelente opção para quem deseja fotografar paisagens e arquitetura, pois permite capturar uma ampla área de visão, capturando mais informações e elementos no quadro.

Luz natural

A luz natural é uma das fontes de luz mais importantes para a fotografia. Quanto mais luz natural, principalmente de dia, melhor será a qualidade da imagem. Além disso, a luz natural também é mais suave e difusa, o que pode ajudar a evitar sombras duras e contrastes excessivos na foto. Se estiver fotografando ao ar livre, tente evitar horários de luz intensa, como meio-dia, e prefira manhãs e tardes, quando a luz é mais suave e agradável.

A composição é a base da fotografia, independentemente se está sendo usado um celular ou uma câmera profissional. Certifique-se de que os elementos mais importantes da sua imagem estão alinhados e equilibrados. É possível experimentar diferentes formatos de composição para criar uma foto mais atraente.

Edição de fotos

Pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade dos registros. Muitos celulares vêm com aplicativos de edição incorporados, mas é também possível utilizar aplicativos de terceiros para ajudar a ajustar o brilho, o contraste, a saturação, entre outros aspectos da imagem.

Fonte: Internet

Muitas possibilidades de imagens

Alunos e servidores podem enviar, até três fotos escolhidas entre três das seguintes categorias:

Trabalho, educação e aprendizado: Imagens que capturem a dedicação dos estudantes e servidores ao trabalho e aprendizado, dentro e fora das salas de aula.
Conhecimento em ação: Fotografias que mostram a aplicação prática do conhecimento adquirido nas ações/projetos de ensino, pesquisa ou atividades de extensão.
Arte e cultura: Imagens que expressem a criatividade artística e cultural por meio de manifestações artísticas, exposições e eventos culturais.
Diversidade e inclusão: Fotos que celebrem a diversidade étnica, cultural e social da comunidade do IFMT.
O Campus: Registros de cenas panorâmicas do campus ou de locais de relevância acadêmica.
Criatividade: Fotografias criativas que explorem a essência única da instituição.