Alunos do IFMT-LRV produzem histórias em quadrinhos sobre Bioquímica

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 16 de Maio de 2023 às 09:26

Equipe IF NEWS: Gabriela Dalmagro, Letícia Boaro, Khanysha de Lira, Vinicius Appolari.

Alunos do primeiro ano do ensino médio do IFMT criam histórias em quadrinhos para explicar temas de Bioquímica e despertam criatividade e interesse pelos estudos

Os alunos do primeiro ano do ensino médio do IFMT, sob a orientação da professora de Bioquímica,  e do professor de Artes, realizaram uma atividade que uniu duas disciplinas diferentes: a produção de histórias em quadrinhos sobre os temas estudados em Bioquímica.

A turma do 1° ano A trabalhou com o tema "Propriedades da Água", enquanto a turma do 1° ano B abordou "Ácidos, Bases e Tampões". Cada turma criou suas próprias histórias em quadrinhos e os resultados foram surpreendentes.

No dia da apresentação, as turmas se reuniram no laboratório de informática para ver as histórias produzidas pelos colegas. Cada aluno teve a oportunidade de escolher a história que mais gostou e explicar o porquê da sua escolha.

A história em quadrinhos vencedora, escolhida pelos alunos das duas turmas, foi produzida pelos estudantes do 1° ano A. Eles criaram a história “Guto e Solutos: em busca da solução", onde o personagem chamado "Guto",uma gota de água que luta contra o bullying e a violência. Além de abordar temas relevantes, a história utilizou analogias relacionadas à Bioquímica para reforçar o conteúdo estudado em sala de aula sobre as propriedades da água. A utilização de personagens tornou a história mais envolvente e didática, contribuindo para a aprendizagem dos alunos.

“Foi muito divertido e eu consegui aprender bastante com o meu tema. Eu consegui revisar e fiz um resumo para me auxiliar enquanto eu escrevia o roteiro.” Conta a aluna Sabryna, integrante do grupo selecionado.

Ao final da atividade, os alunos demonstraram ter aprendido muito sobre os temas estudados e a importância de se utilizar diferentes recursos para a compreensão dos conteúdos. A atividade também mostrou a importância de se trabalhar em equipe e de unir diferentes disciplinas em um projeto criativo e colaborativo.