Aluna do curso de Biotecnologia do IFMT – Campus Lucas do Rio Verde é representante de MT no Programa Bolsas de Verão do CNPEM

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 16 de Novembro de 2022 às 13:03

A discente Andressa Tomiozzo, estudante do 6º semestre do curso de Bacharelado em Biotecnologia e egressa do curso Ensino Médio Técnico Integrado em Biotecnologia – ambos cursados no IFMT Campus Lucas do Rio Verde – foi selecionada para participar da 30ª edição do Programa Bolsas de Verão (PBV) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas/SP. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 10 de novembro, na página do evento:  https://pages.cnpem.br/bolsasdeverao/ bolsistasaprovadospbv30/

O CNPEM é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e possui quatro laboratórios referências mundiais. Entre eles, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está em fase de construção do Sirius, o novo acelerador de partículas brasileiro. Já o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos, enquanto o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) pesquisa soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais, empregando a biomassa e a biodiversidade brasileira. Por sua vez, o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

O PBV é uma iniciativa do CNPEM que ocorre desde 1992 e tem como principal objetivo difundir ciência e estimular jovens estudantes a seguirem carreiras científicas e de desenvolvimento tecnológico.  O programa é destinado exclusivamente a estudantes matriculados em cursos de graduação em instituições universitárias dos países da América Latina e Caribe. O encontro será realizado durante 7 semanas, entre janeiro e fevereiro de 2023, onde os 27 estudantes selecionados de diversos estados brasileiros e 5 alunos de outros países passarão por uma experiência de imersão acadêmica no campus do CNPEM. Durante o evento, cada estudante selecionado enfrentará o desafio de desenvolver um plano de trabalho dentro de um projeto de pesquisa multi- e/ou interdisciplinar proposto por pesquisadores do CNPEM, a fim de apresentar seus resultados na forma de seminários e de um relatório final de pesquisa. Além da pesquisa, os alunos também participarão de cursos teóricos, treinamento de ambientação, seminários e visitas internas aos Laboratórios Nacionais.

Como única representante do estado de Mato Grosso, Andressa destaca a importância deste evento nas suas perspectivas de carreira dentro da Biotecnologia, já que pretende persistir na vida acadêmica. “Entrei no ensino médio sem saber o que era Biotecnologia e no meio de minha jornada me apaixonei pela área. Estou muito ansiosa, pois participar de um evento como este sempre foi meu sonho e ter contato com pesquisa de ponta será incrível. Preciso agradecer a todos que me ajudaram nessa conquista, todos os servidores e/ou professores do IFMT, especialmente de meu Campus, e minha orientadora que me incentivou a fazer a inscrição. Muito obrigada.”

O coordenador do curso, professor Dr. Reginaldo Vicente Ribeiro também comemorou a seleção da estudante e destacou que esse resultado é um importante reconhecimento da competência e dedicação discente, além da qualidade do curso. Também parabenizou a equipe de docentes e técnicos do curso, em especial à Professora Dra. Camila Fernanda de Oliveira Junkes, que foi estimulou e orientou a estudante durante o processo de seleção.

A gestão do campus e os demais servidores também parabenizam a discente pela experiência única, e esperam ansiosos por acompanhar todas as conquistas que ainda estão no seu caminho!