início do conteúdo

Agência de Inovação Tecnológica do IFMT lança cartilha com foco em inovação e empreendedorismo

Publicado por: Reitoria / 16 de Fevereiro de 2022 às 10:40

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propes), por meio do Departamento de Inovação Tecnológica (DIT), lançou nesta semana um material orientativo aos pesquisadores do IFMT, a Cartilha da Agência de Inovação Tecnológica do IFMT (AIT). Sendo o resultado dos projetos "Impacto IFMT: Vitrine de Competências para prestação de serviços e transferência de tecnologia" e "Implementação da Vitrine Tecnológica do IFMT", ambos financiados com recursos dos editais de Inovação Tecnológica da Propes nos anos de 2019 e 2020.  

Para a chefe do Departamento de Inovação Tecnológica do IFMT, Fernanda Caldeira, a cartilha traz de forma prática o resultado de um projeto de inovação, buscando promover a cultura da Propriedade Intelectual e o conhecimento das normativas institucionais à comunidade.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Epaminondas de Matos Magalhães, explica também que a Cartilha de Inovação Tecnológica do IFMT traz orientações acerca da temática de inovação, a fim de alicerçar, dentro da instituição práticas inovadoras. Para ele é importante principalmente levando em consideração que a sociedade que vivemos exige cada vez mais essas práticas.

“A Cartilha foi construída a partir do regulamento da inovação e de outras legislações sobre o tema, de forma a orientar os (as) servidores (as) a proporem ações de inovação, criando, por assim dizer, uma cultura da inovação no IFMT", afirma Epaminondas.

Segundo o coordenador do projeto, professor do IFMT - Campus Primavera do Leste, Diogo Barbosa Leite, a Cartilha da Agência de Inovação do IFMT é um documento escrito a várias mãos, com participação ativa dos estudantes. 

“Ela nasceu de uma demanda clara da comunidade em estreitar relações com a Agência, com foco em inovação e empreendedorismo, e também é uma iniciativa para comunicar textualmente o contexto em que a AIT se insere na comunidade acadêmica. Temos também outra cartilha em redação, relacionada a projetos em parceria com atores externos, que deverá ser lançada esse ano também", relata Diogo Barbosa.

Além da apresentação das normativas e da Política de Inovação do IFMT, de forma resumida e didática para o leitor, a cartilha traz informações essenciais para auxiliar em dúvidas corriqueiras dos pesquisadores e estudantes, referente à inovação. Seu formato digital permite o acesso fácil a vários serviços ligados à inovação e propriedade intelectual. 

A cartilha já está disponível no site da Agência de Inovação do IFMT, e pode ser acessada por meio do link: https://inovacao.ifmt.edu.br/category/inventor/cartilhas-e-artigos/cartilhas/

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Lucas do Rio Verde

Avenida Universitária 1600-W - Bairro: Parque das Emas - CEP: 78455-000

Telefone: (65) 3548-4400 / (65) 99686-6126

Lucas do Rio Verde/MT