Curso Técnicas Moleculares - no Campus Avançado Lucas do Rio Verde

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 1 de Janeiro de 2016 às 16:16

O IFMT Campus Avançado Lucas do Rio Verde visa proporcionar a formação humanística em seu caráter teórico, técnico e social nos vários níveis e modalidades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação e capacitação de profissionais para o mundo laboral. As técnicas moleculares e de bioinformática são muito utilizadas e estão difundidas em diversas áreas de atuação como nas áreas de agropecuária, saúde e ambiental, sendo um diferencial para o profissional da região. A oferta do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Biologia Molecular visa atender os profissionais que atuam em diversas áreas no município de Lucas do Rio Verde além dos profissionais da área de educação.

Professora: Dra Cristiane Silva Chitarra  - E-mail: cristiane.chitarra@lrv.ifmt.edu.br

Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo

CRONOGRAMA DOS ENCONTROS PRESENCIAIS:

• SETEMBRO: 15, 16 E 17 ( Sexta-feira noturno, Sábado Matutino e Vespertino, Domingo Matutino).
  • Outubro: 20, 21 e 22
  • Novembro: 10, 11 e 12

Carga Horária: 80 horas

Biologia Molecular: compreende em conhecer a teoria, as técnicas moleculares e a utilização da bioinformática nas diversas áreas de atuação.

Objetivo Geral: Capacitar o indivíduo para entender e conhecer as principais técnicas moleculares e realizar análise in silico.

Acesso: Para candidatar-se à vaga, o interessado deve ter ensino médio completo, até o preenchimento do número de vagas ofertadas. Inscrições devem ser confirmadas com o envio da documentação pessoal e comprovação de escolaridade, para o setor de Registro Escolar do Campus Lucas do Rio Verde.

Duração do curso: 4 meses. (Agosto - Novembro)

UNIDADE CURRICULAR

• Noções básicas de DNA, RNA e protéina.
  • Extração de DNA.
  • Reação em cadeia pela polimerase.
  • Corrida por eletroforese em gel de agarose.
  • Clonagem.
  • Sequenciamento de DNA, RNA.
  • Plataforma de banco de dados.
  • Desenho de primers.
  • Análise de sequenciamento.
  • Processamento de dados.

Bibliografia Básica

• ALBERTS, B.; et al. Biologia Molecular da Célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
  • SAMBROOK, J.F.; RUSSEL, D.W. Molecular Clonning: A Laboratory Manual. 3. ed. Cold Sptring Harbor: Cold Sptring Harbor Laboratory Press, 2001.
  • SCHRANK, A; ZAHA, A.; et al. Biologia Molecular Básica. 5. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto 2014.