início do conteúdo

PESQUISA - CAMPUS AVANÇADO LUCAS DO RIO VERDE

As atividades de pesquisa no IFMT, Campus Avançado Lucas do Rio Verde tem como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento científico em diferentes áreas do conhecimento, por meio de pesquisas básicas e aplicadas, que são desenvolvidas por professores, técnicos e discentes.

Entendendo a pesquisa como procedimento racional e sistemático, voltado à produção técnica, científica, tecnológica e inovadora, com objetivo de manter um processo constante de ação-reflexão-ação com a realidade circundante. Reflexão esta que impõe não somente apreendê-la de forma mais abrangente, como também de propor alternativas para demandas institucionais, regionais e nacionais, observando-se aspectos técnicos, políticos, sociais, ambientais e econômicos, incluindo aquelas em parcerias com empresas e outras instituições.

Coordenador de Ações de Pesquisa e Inovação do IFMT Campus Avançado Lucas do Rio Verde

Prof. Reginaldo Vicente Ribeiro

reginaldo.ribeiro@lrv.ifmt.edu.br    

(65) 99686-6126    


Ações de fomento à Pesquisa e Inovação:

  • Programa de Iniciação Científica:

A Iniciação Científica permitirá a aprendizagem de técnicas e métodos científicos além do estímulo ao desenvolvimento do pensar cientifico e da criatividade, o que contribui, para que o aluno tenha uma formação acadêmica mais completa, e que em última instancia será um importante elemento na estruturação de recursos humanos, pois se colocará como ponto de partida para a formação de novos cientistas e, principalmente, estimulará a produção de novos conhecimentos.

Para ingressar no programa de iniciação científica, os discentes interessados deverão concorrer a editais internos e/ou externos de para atuarem como bolsistas ou voluntários de projetos de pesquisa aprovados pelos coordenadores dos projetos de seu interesse.

  • Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa é a denominação atribuída ao grupo de pesquisadores e estudantes organizados em torno de um objetivo comum de interesse na pesquisa e tem por finalidade a geração contínua de conhecimento e se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento. Os Grupos de Pesquisa são as unidades básicas para o planejamento e o acompanhamento das atividades de pesquisa e definem-se por abrangerem linhas de pesquisa definidas no interior de uma área de conhecimento.

Os discentes envolvidos em projetos de pesquisa serão estimulados a integrarem o grupo de pesquisa do IFMT, campus Avançado Lucas do Rio Verde (Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis), ou a algum dos mais de 40 grupos de pesquisa dos campi do IFMT cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, ou ainda em outras instituições de ensino e pesquisa, desde que tenha parceria oficializa no departamento de Pesquisa e Inovação do campus.

  •  Eventos acadêmicos e científicos

O IFMT sedia anualmente dezenas de eventos acadêmicos e científicos como:  workshop, congresso, jornada científica, semana tecnológica, feiras de ciências, ciclo de palestras, seminário, colóquios, mesas redondas, ente outros. Assim, os discentes terão condições de participar desses acontecimentos, buscando, sobretudo, ampliar o grau de conhecimento acerca de um determinado assunto, apresentar trabalhos técnico-científicos desenvolvidos por eles, bem como se manter atualizado sobre um tema, em específico. Além desses eventos internos, será possível participar de eventos externos, desde que tenham trabalhos aprovados e possuam anuência dos departamentos de ensino, pesquisa e inovação.

  •  Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES

O Portal de Periódicos da Capes oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 37 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e à a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web. Para verificar a disponibilidade de acesso a determinado conteúdo pelo Portal, realize uma busca clicando no ícone abaixo:

Necessário estar conectado à internet do CAMPUS

  • Participação em acadêmicos e científicos

 O IFMT sedia anualmente dezenas de eventos acadêmicos e científicos como: workshop, congresso, jornada científica, semana tecnológica, feiras de ciências, ciclo de palestras, seminário, colóquios, mesas redondas, ente outros. Assim, os discentes com trabalhos aprovados em tais eventos terão condições de participar desses acontecimentos, apresentando os resultados das pesquisas desenvolvidos por eles e por seus orientadores, trocar informações, buscando, sobretudo, ampliar o grau de conhecimento acerca de um determinado assunto, e fazer contatos com outros alunos e professores que poderão contribuir para seu desenvolvimento acadêmico e científico. Além desses eventos internos, será possível participar de eventos externos, desde que tenham trabalhos aprovados e possuam anuência dos departamentos de ensino, pesquisa.


PROJETOS DE PESQUISA EM EXECUÇÃO

contador de acessos

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Lucas do Rio Verde

Avenida Universitária 1600-W - Bairro: Parque das Emas - CEP: 78455-000

Telefone: (65) 3548-4400 / (65) 99686-6126

Lucas do Rio Verde/MT