Comissão Permanente de Assistência Estudantil

A Comissão Permanente de Assistência Estudantil (CPAE) do IFMT Campus Avançado Lucas do Rio Verde é a instância, subordinada ao Departamento de Ensino, responsável pela execução dos programas de Assistência Estudantil que são um conjunto de ações voltadas ao atendimento das necessidades do estudante com o objetivo de contribuir com a sua formação integral, prevenindo situações de retenção, evasão escolar e promovendo condições de permanência e desenvolvimento com êxito do estudante no percurso formativo. A Comissão é composta por servidores e discentes, onde os estudantes podem participar no processo de monitoramento dos programas e ações da assistência estudantil, subsidiando a comissão com informações referentes aos anseios, perfil e realidade da comunidade estudantil do Campus.

O Programa de Assistência Estudantil consiste na concessão de auxílios aos estudantes de todos os níveis de ensino ofertados pela Instituição, compreendendo benefícios voltados para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica (incentivo a permanência), bem como, ações de caráter universal para o acesso de todos os estudantes.

Os programas de acesso universal são destinados a todos os estudantes regularmente matriculados no IFMT e poderá ser desenvolvido por meio de ações e projetos conduzidos pela equipe pedagógica e multiprofissional do Campus. São modalidades adotados pelo Campus Avançado Lucas do Rio Verde:

a) Acolhimento e acompanhamento social, psicológico e pedagógico;

b) Prevenção e promoção à saúde e qualidade de vida;

c) Incentivo às atividades esportivas, de lazer e culturais;

d) Seguro escolar;

e) Incentivo ao Desempenho Escolar e Acadêmico – Monitoria Didática;

f) Incentivo ao Desempenho Escolar e Acadêmico - Participação em eventos técnico-científicos e de formação política estudantil que no Campus Avançado Lucas do Rio Verde está formalizado no documento: REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE AUXÍLIO E AJUDA DE CUSTO AOS DISCENTES DO IFMT – CAMPUS AVANÇADO LUCAS DO RIO VERDE EM ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO TECNOLÓGICA, PESQUISA APLICADA E INOVAÇÃO de 08 de fevereiro de 2019.

g) Apoio aos Estudantes com Deficiência e/ou Necessidades Educacionais Específicas.

Os programas de incentivo à permanência são executados por meio da concessão de auxílios, via edital de seleção, destinados prioritariamente aos estudantes com renda bruta familiar per capita de até um salário mínimo e meio, conforme normatização do Decreto 7.234/2010. São modalidades adotados pelo Campus Avançado Lucas do Rio Verde: a) Auxílio Moradia; b) Residência Estudantil; c) Auxílio Transporte; d) Auxílio Alimentação; e) Auxílio Creche; f) Auxílio Permanência; g) Auxílio Emergencial.

Os estudantes contemplados pelo Programa de Assistência Estudantil, poderão se beneficiar das ações durante o período letivo, admitindo-se a renovação anual ou semestral durante todo o curso, submetendo-se aos critérios estabelecidos no REGULAMENTO LOCAL DOS PROGRAMAS/AÇÕES DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFMT – CAMPUS AVANÇADO LUCAS DO RIO VERDE.

Os editais de seleção para os programas de Assistência Estudantil do Campus Avançado Lucas do Rio Verde são lançados anualmente, previsto no calendário acadêmico do Campus, e podem ser acessados aqui.

Quer saber mais? Procure os membros da Comissão Local Permanente de Assistência Estudantil – CPAE do IFMT - Campus Avançado Lucas do Rio Verde (Portaria Interna Nº 44 de 24 de dezembro de 2019):

• Hiolanda Alves Pacheco - Servidora Bibliotecária;
  • Wesley Fonseca Vaz -  Servidor Docente;
  • Solange Arnoldt Bertotti - Servidora Técnica em Assuntos Educacionais;
  • Julia Faccin Rubin - Discente curso Bacharelado em Biotecnologia;
  • Pedrina Santos Melo - Discente curso Tecnico em Biotecnologia.