Atuação
Algumas das áreas de atuação do profissional formado em Biotecnologia
- Agricultura: Pesquisa e desenvolvimento de variedades de plantas mais produtivas, resistentes a pragas, doenças e variações climáticas.
- Agroindústria: Desenvolvimento, produção, gerenciamento e controle de qualidade de biodefensivos, inoculantes e biofertilizantes; processos fermentativos em geral, entre outros.
- Alimentos: Desenvolvimento de tecnologias para preservação e melhoramento de produtos alimentícios, além do controle de qualidade de bebidas fermentadas, queijos, iogurtes, vinhos, defumados, etc).
- Atuação em centros de pesquisa: Poderá atuar em diversas instituições de pesquisa (públicas e privadas) no Brasil e no mundo).
- Biocombustíveis: Desenvolvimento, produção e controle de qualidade de produção de etanol, biodiesel, biogás e bioquerosene e derivados.
- Bioinformática: (desenvolvimento de pesquisas relacionadas com estudos evolutivos, ou softwares com diferentes aplicações industriais, principalmente na área farmacêutica).
- Bioprocessos: Desenvolvimento, produção, gerenciamento e controle de qualidade na obtenção de enzimas, biopolímeros, insumos químicos, derivados e outros bioprodutos.
- Docência: Poderá atuar na carreira de docente, especialmente em faculdades, universidades públicas e privadas e Institutos Federais de Educação Tecnológica e em cursos profissionalizantes.
- Farmacêutica e Saúde: Desenvolvimento de novos fármacos, biofármacos, fitoterápicos, insumos, terapia gênica, diagnósticos, biomateriais, produção de órgãos e tecidos biológicos.
- Meio ambiente: controle e saneamento ambiental; tratamento de efluentes; reaproveitamento de matéria orgânica para produção de energia; biomonitoramento de contaminação, entre outras atividades).
Perfil do profissional
O Bacharel em Biotecnologia formado pelo IFMT – Campus Avançado Lucas do Rio Verde, deverá ser capaz de propor e desenvolver processos produtivos, pesquisas, prestação de serviços e produção de produtos inovadores no campo da biotecnologia moderna, atuando em processos produtivos participativos de organização pública e/ou privada na aplicação dos conhecimentos e técnicas biotecnológicas, das normas de biossegurança, dos conceitos morais e éticos relacionados ao domínio da biotecnologia, da preservação da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida da sociedade, propondo ações de planejamento, execução e avaliação dos benefícios tecnológicos proporcionados pela Biotecnologia.