RETORNO GRADUAL DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO IFMT - CAMPUS AVANÇADO LUCAS DO RIO VERDE

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 1 de Outubro de 2021 às 18:00

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Avançado Lucas do Rio Verde vem informar à comunidade que está realizando o planejamento para retomada gradual das atividades presenciais em acordo a Resolução nº 53/2021 do Conselho Superior (CONSUP) de 23/09/2021, com previsão de retorno a partir de quarta-feira, 13 de outubro de 2021.

No dia 23 de setembro, o Conselho Superior (CONSUP) do IFMT deliberou pelo retorno gradual às atividades presenciais por meio da Resolução Consup/IFMT nº 53/2021, sendo a responsabilidade de planejamento e organização conferida a cada Campus em atenção ao Plano de Biossegurança (IN nº 05/2021 RTR-GAB/RTR/IFMT de 29/09/2021) e as Diretrizes do Retorno Gradual às atividades presenciais (IN nº 06/2021 RTR-GAB/RTR/IFMT de 29/09/2021).

Desta maneira, o Campus Avançado iniciou na data de 01/10/2021, o planejamento a respeito da definição e implementação do retorno às atividades presenciais, com instalação da Comissão de Implantação do Plano de Retorno Presencial Gradual das Atividades de Ensino Pesquisa e Extensão, com participação da gestão da unidade, representação de servidoras/es, estudantes e pais e/ou responsáveis. Esse retorno se organizará em quatro fases, previstas com duração mínima de 21 dias, a depender dos fatores epidemiológicos em monitoramento, sendo elas:

FASE 1 - Atividades Não Presenciais: Contempla as atividades de ensino e atividades  administrativas de forma remota, correspondendo à fase atual.

FASE 2 - Retomada: Definida como a fase de retorno inicial e gradual para os  servidores e alunos. Disponibilização de laboratórios e/ou outros ambientes para  atividades de pesquisa, extensão, estágio e aulas práticas, priorizando-se discentes  de turmas concluintes.

FASE 3 - Regime de oferta mista: Realização de Atividades Não Presenciais em  alternância com atividades presenciais.

FASE 4 - Aulas presenciais: Retorno presencial de 100% das atividades de ensino.

Para o retorno gradual e seguro das atividades acadêmicas e administrativas  presenciais, serão avaliados os indicadores contidos no parágrafo 2° da Instrução  Normativa - IN nº 6/2021 -RTR-GAB/RTR/IFMT. A IN pode ser acessada em:  https://proen.ifmt.edu.br/media/filer_public/c0/98/c098fc41-6274-48c3-a81e5c77511b605f/in_6_2021_-_rtr-gab_rtr_ifmt_retorno_atividades_presencias_ifmt.pdf.

Deste modo, a comissão do Campus Avançado Lucas do Rio Verde, em diálogo com os servidores, estuda a possibilidade de retorno gradual presencial, a partir do dia 13 de outubro, quando TODOS os servidores terão sua fase de completa imunização com a vacina concluída, iniciando a implementação da FASE 2. Sendo este o planejamento:

FASE 1: Iniciada em fevereiro de 2021

• Atividades acadêmicas, estágio, pesquisa e extensão no sistema remoto; ● Manutenção do ensino no sistema RED;
  • Retomada de parte dos serviços administrativos através de escala: Secretaria  Geral de Documentação Escolar, Departamento de Administração e  Planejamento, Coordenação Geral de Gestão de Pessoas e Biblioteca.

FASE 2: prevista a ser iniciada a partir de 13 de outubro de 2021

Retomada gradual das atividades acadêmicas, priorizando-se turmas  concluintes (3º anos e 8º semestre do curso superior), que terá como principais  ações:

• aulas práticas em laboratório;
  • atividades dos projetos de Pesquisa e Extensão;
  • realização de estágio;
  • aumento gradual do horário de funcionamento dos setores administrativos e  pedagógicos, com manutenção do rodízio/escala dos servidores.

PRÓXIMAS FASES:

• Após o término de cada FASE, será realizada avaliação institucional do  desenvolvimento das atividades e do nível de disseminação, controle e/ou redução  da COVID-19 no município de Lucas do Rio Verde, para decisão sobre a manutenção  da FASE ou avanço para a FASE seguinte.
  • Na FASE 3 ocorrerá a ampliação das atividades presenciais em alternância  com atividades não presenciais. E, por fim, a FASE 4 consistirá no retorno total das  atividades presenciais.

IMPORTANTE:

Está prevista a realização de uma Live com a direção-geral do Campus Avançado no dia 05 de outubro às 19h00 para esclarecimento da comunidade acadêmica sobre os procedimentos que estão sendo providenciados.

Para os pais, responsáveis e estudantes, as orientações são:

a) acompanhar os canais de comunicação do Campus Avançado Lucas do Rio  Verde (site e redes sociais) para informações sobre o andamento do planejamento de  retomada das atividades presenciais;

b) manter os cuidados sanitários para evitar o contágio com o novo  coronavírus, e aderir à vacinação como medidas de proteção individual e coletiva, que  permitirão um retorno presencial com segurança.