Mostra Cultural "Brasilidades" promove diversidade cultural no Instituto Federal de Lucas do Rio Verde

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 30 de Maio de 2023 às 09:42

Equipe IF NEWS: Gabriela Dalmagro, Letícia Boaro, Khanysha de Lira, Vinicius Appolari.

No dia 24 de maio de 2023 o IFMT de Lucas do Rio Verde sediou sua primeira Mostra Cultural, com o tema "Brasilidades". Em uma entrevista exclusiva com a professora Viviane, uma das responsáveis pela organização do evento, foram revelados os motivos da escolha do tema, as atividades que serão realizadas, a importância do evento para o desenvolvimento cultural dos alunos e os planos para futuras edições.

O tema "Brasilidades" foi selecionado com o intuito de proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e vivenciar as diferentes culturas existentes no Brasil. Localizada no interior de Mato Grosso, a cidade de Lucas do Rio Verde muitas vezes não tem acesso direto a outras regiões do país e suas manifestações culturais. Através da pesquisa e vivência dessas culturas, a mostra busca criar um ambiente culturalmente enriquecedor, tanto para a comunidade escolar quanto para a população em geral.

A mostra foi dividida por regiões brasileiras, serão realizadas diversas atividades artísticas e culturais, incluindo apresentações de dança, teatro, música, declamação de poesia, sarau e exposição de trabalhos artísticos apresentados pelos próprios alunos. A intenção foi oferecer uma variedade de expressões culturais, representando as diferentes regiões do país e proporcionando aos participantes uma experiência única de vivenciar a diversidade brasileira.

Neste primeiro ano, a mostra foi realizada internamente, restrita aos servidores e alunos do IF. No entanto, a professora Viviane destacou que a intenção é que futuramente o evento seja aberto ao público, com a participação de pais, comunidade local e divulgação nas escolas da região. A mostra busca promover uma maior interação entre a escola e a comunidade externa, tornando-se um espaço de compartilhamento cultural e enriquecimento mútuo.

A realização de atividades como a Mostra Cultural é de extrema importância para o desenvolvimento cultural dos alunos. Através desse ambiente interdisciplinar, os estudantes têm a oportunidade de expandir seus horizontes e conhecer novas expressões artísticas, saindo de sua zona de conforto cultural. A valorização da arte e da cultura como componentes essenciais do currículo escolar é ressaltada, reconhecendo a sua importância para uma formação completa e enriquecedora.

Ao ser questionada sobre os planos para futuras edições da Mostra Cultural, a professora Viviane enfatizou a intenção de torná-la um evento anual e permanente no IF de Lucas do Rio Verde. A escola almeja estabelecer parcerias com a comunidade local, buscando expandir a mostrar e fortalecer os laços entre a instituição de ensino e a sociedade. O objetivo é transformar a mostra em um espaço aberto, capaz de oferecer benefícios e serviços culturais para a cidade em constante crescimento, confiante para o seu desenvolvimento cultural.

A Mostra Cultural "Brasilidades" foi um evento marcante, ao estimular a diversidade cultural e o enriquecimento pessoal dos participantes.