IFMT abre mais de 3 mil vagas para 23 Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Publicado por: Reitoria / 19 de Junho de 2024 às 14:15

Isenção de taxa de inscrição pode ser solicitada até 10 de julho

Até o dia 08 de setembro de 2024 o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) está com inscrições abertas para o processo seletivo 2025/1 dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFMT, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2025 para todos os campi - Edital 30/2024.

São 3.185 vagas para vinte e três cursos técnicos em: Administração, Agricultura, Agrimensura, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária, Alimentos, Automação Industrial, Biotecnologia, Controle Ambiental, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Eventos, Florestas, Informática, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente, Química, Recursos Humanos e Secretariado.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas através do site https://seletivo.ifmt.edu.br.

Os candidatos devem ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula e fornecer as informações exigidas no subitem 2.2.2 do edital.

Durante o preenchimento do formulário de inscrição, é necessário ter em mãos o número do CPF e da cédula de identidade ou documento equivalente, oficial, com foto e validade nacional.

Após preencher o questionário eletrônico, é necessário imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição no valor de R$50,00.

No dia 19 de setembro, será disponibilizada a listagem preliminar dos candidatos inscritos, contendo o nome do candidato, o número da inscrição, o curso pretendido, o turno e o local de realização da prova, no site https://seletivo.ifmt.edu.br

Isenção do pagamento da taxa de inscrição

É possível solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, desde que sejam comprovados os requisitos descritos no item 5.1 do edital. Os documentos exigidos devem ser enviados em arquivo único, em formato PDF, através do Sistema SGC, na aba de isenção, no período de até 10 de julho de 2024.

Reserva de vagas e atendimento especial

Os candidatos cotistas, incluindo pessoas com deficiência (PcD) e cotistas raciais, devem enviar os documentos correspondentes no período até 08 de setembro de 2024, conforme instruções contidas no edital, no Sistema SGC pelo site https://seletivo.ifmt.edu.br

Para candidatos que necessitam de atendimento especial/específico, é possível solicitar e enviar a documentação comprobatória, conforme o edital, no mesmo período mencionado acima.

Avaliação

O processo seletivo classificatório/eliminatório consiste em 40 questões objetivas, sendo 20 de Língua Portuguesa/Literatura e 20 de Matemática. Cada questão valerá 1,0 ponto e abrange conteúdos programáticos pertinentes ao ensino fundamental (do 1º ao 8/9º anos).

As provas para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio serão realizadas no dia 20 de outubro de 2024, das 14h às 17h, nas cidades escolhidas no ato da inscrição. Não haverá alteração de local de realização da prova.

As cidades são as seguintes: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cuiabá, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Juína, Lucas do Rio Verde, Paranaíta, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Sinop, Tangará da Serra, Vila de São Vicente da Serra (IFMT Campus São Vicente) e Várzea Grande.

O candidato deverá estar no local de realização de prova com antecedência mínima de 30 minutos, munido da Carteira de Identidade Nacional (CIN) original ou da cédula de identidade (antigo Registro Geral (RG)) original ou de outro documento oficial com foto e de validade nacional, com o qual tenha efetuado a inscrição.

Resultados

O resultado do Processo Seletivo 2025/1 será classificatório/eliminatório, e as chamadas obedecerão à ordem decrescente de classificação, ou seja, da maior nota para a menor de acordo com a modalidade (cotas ou ampla concorrência) pela qual o candidato optou no ato da inscrição.

O gabarito da prova objetiva será divulgado após às 16h do dia 21 de outubro de 2024, no site do IFMT https://seletivo.ifmt.edu.br

No dia 13 de dezembro de 2024, após as 17h, serão divulgadas dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes no processo seletivo 2025/1; e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

Matrícula

As matrículas dos aprovados (1ª chamada) serão realizadas dos dias 06 a 09 de janeiro de 2025, de forma presencial. Dúvidas e eventuais problemas deverão ser encaminhadas para o e-mail: proen.dpi@ifmt.edu.br

Para mais informações, leia atentamente o Edital 30/2024 e seus anexos no site https://seletivo.ifmt.edu.br/

Acessibilidade

O Edital acessível em libras está disponível na playlist do canal @ifmtoficial no youtube: Clique aqui!