A Pró-reitoria de Administração (Proad), por meio da Diretoria de Orçamento do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), realiza nos dias 7, 8 e 9 de maio o curso “Tesouro Gerencial Básico” na modalidade presencial. O curso é realizado no Auditório da Reitoria do IFMT, em Cuiabá - MT.
O objetivo é desenvolver as habilidades dos servidores que atuam nas áreas de estratégica de gerenciamento e execução orçamentária, financeira, contábil e com foco na produção de relatórios consistentes. O curso é voltado aos servidores da área contábil do IFMT, contadores e servidores técnicos em contabilidade e áreas afins, além dos chefes de Departamento, Administração, Planejamento e Finanças.
O curso conta com 52 servidores participantes, contando com a presença de representantes dos Departamentos de Administração e Planejamento de todos os campi da Instituição, além de três representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e dois da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A ministração ficou por conta do professor Thiago de Moura, servidor federal que atua na Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Também estava o Diretor de Orçamento do IFMT, Vandervanio Osni Pacheco dos Santos.
Um dos temas abordados durante o curso foi a base de dados utilizada pelo sistema para formar os relatórios, suas formas de acesso e em que horários pode ser acessado para serem utilizados. Também foi abordado o funcionamento e a estrutura orçamentária do IFMT.
Segundo Vandervanio dos Santos, os relatórios são fundamentais para a tomada de decisões pelos gestores. "Para nós, servidores que trabalhamos com os sistemas orçamentário, financeiro e patrimonial, é muito importante gerar relatórios no Tesouro Gerencial para garantir uma gestão financeira eficiente e transparente", destacou o Diretor.
O Ordenador de Despesas da UFMT, Cledson Ferreira da Silva, também ressalta a importância da capacitação. "O curso é essencial para o aprimoramento da equipe técnica da UFMT, especialmente dos servidores participantes da Coordenação Financeira e da Gerência de Contabilidade, permitindo que a extração e análise dos dados ocorra de forma mais eficiente, facilitando a tomada de decisão pela gestão da Universidade e resultando num acompanhamento mais eficiente da execução dos gastos públicos", afirma.
O professor Tiago de Moura comenta sobre o empenho dos servidores durante o curso. "Entendo que a capacitação para os servidores TAES que lidam com orçamento, financeiro, patrimônio e contabilidade de alguma maneira, é de extrema importância, visto que as mudanças são constantes. Os dados gerados pelo Tesouro Gerencial levam transparência, prestação de contas junto à sociedade e ainda agilizam as tarefas, que se forem feitas consultando as contas contábeis levaria muito mais tempo. Tendo em vista a escassez de servidores, também geram informações importantes para os gestores na tomada de decisão", disse o instrutor.
Tiago também ressalta o compromisso da gestão do IFMT com a capacitação dos servidores, e destaca que a contratação via GECC, de servidor com experiência na área. "É mais econômico para a Administração Pública, que pode realocar recursos para outras áreas", destaca.
Para a servidora do IFMT, Michelle Fernanda Martin, coordenadora de Administração e Planejamento do Campus Tangará da Serra, a necessidade de capacitação dos administradores públicos para o uso de ferramentas estratégicas como o Tesouro Gerencial deve ser constante. “Esse curso nos abre muitas possibilidades de aprimorar nossos processos, qualificar nossos controles internos e, assim, fortalecer a gestão pública com mais eficiência e transparência”.
Ela ressaltou ainda que o formato dinâmico e prático do curso se mostra muito eficiente: “Trazer nossas demandas reais e aplicá-las durante o curso não só nos ajuda a aproveitar o conteúdo de forma direta, mas também contribui para encontrar soluções e melhorias para situações que vivenciamos no nosso campus. Além disso, contar com a expertise de um instrutor experiente e o compartilhamento com colegas de outras unidades enriquece ainda mais a troca de conhecimento”, pontuou Michelle.