Estudantes do IFMT campus Lucas do Rio Verde participam da Olimpíada Brasileira Feminina de Química – Quimeninas

As estudantes do curso de Técnico Integrado de Biotecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso – Lucas do Rio Verde […]

As estudantes do curso de Técnico Integrado de Biotecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso – Lucas do Rio Verde (IFMT/LRV) participaram pela primeira vez, nos dias 25 e 26 de setembro da 3ª edição da Olimpíada Brasileira Feminina de Química – a Quimeninas. A olimpíada contou com mais de 50 estudantes do instituto.

O Quimeninas é uma iniciativa do governo federal com o objetivo de trazer mais jovens garotas para o universo das ciências exatas e naturais, incentivando a representatividade e o empoderamento feminino na Química, dando-as a chance de participarem no futuro da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

O programa é destinado para estudantes do nono ao segundo ano do ensino médio e a olimpíada ocorre de forma totalmente online e gratuita e todos os participantes recebem certificados. As aulas são voltadas para o desenvolvimento do raciocínio científico das estudantes, assim como a valorização de sua dedicação e criatividade na área.

A estudante do quarto semestre do curso de Biotecnologia, Ana Clara Copini Oliveira, conta que participar do Quimeninas foi uma experiência nova que a ajudou a perceber o papel fundamental das mulheres nas pesquisas científicas. Ela ainda comenta que pretende participar nos próximos anos.

Ana Clara destaca que ficou surpresa ao ver várias referências a cientistas brasileiras durante a prova. “Várias questões citavam pesquisadoras brasileiras que estão envolvidas em diversos projetos inovadores, mostrando como o seu papel é importante e inspirando as alunas a também serem pesquisadoras”.

“Esse incentivo é muito importante para o futuro das mulheres na ciência, principalmente na química. Em sala de aula, os trabalhos feitos por homens ganham mais destaque, o que pode levar às pessoas pensarem que não há mulheres na área, e com essa olimpíada é possível mudar esse pensamento e fomentar a participação das jovens”, complementa.

A professora e coordenadora do curso técnico em Biotecnologia, Camila Junkes, o professor Wesley Vaz, representante escolar da Olimpíada, e o diretor do campus, professor Reginaldo Ribeiro, que acompanharam a trajetória das estudantes durante a Quimeninas, comentaram sobre a participação delas.

“Ver mais de 50 alunas se inscrevendo em uma olimpíada nacional de química mostra que estamos no caminho certo, promovendo o empoderamento feminino e a construção de trajetórias acadêmicas sólidas”, comenta a coordenadora.

“É muito gratificante ver nossas alunas abraçando esse desafio. A Quimeninas vai além de uma prova, é uma oportunidade de mostrar às estudantes que elas têm espaço, talento e voz dentro da ciência. Tenho certeza de que essa experiência será inspiradora”, complementa o professor.

“A participação das nossas estudantes na Quimeninas 2025 é motivo de grande orgulho. Mais do que isso, mostra a força, o talento e a dedicação das nossas alunas, que estão abrindo caminhos e inspirando outras jovens a acreditarem no seu potencial”, reforça o diretor.

Para saber mais sobre as olimpiadas, confira o site no link https://tfcbr.inf.ufsm.br/olimpiadas/quimica-quimeninas

Texto: Yasmin Nadime – Estagiária de Jornalismo – RTR
Revisão: Rafaela Souza – Jornalista – RTR

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza