IFMT: Seminário Internacional de Integração da Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários recebe inscrições até dia 06

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 30 de Novembro de 2021 às 14:11

O Instituto Federal de Mato Grosso promoverá o  I Seminário Internacional de Integração da Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários do IFMT - Campus Fronteira Oeste, nos dias 07,08 e 09 de dezembro, de forma totalmente online, pelas plataformas Youtube e Google Meet, com emissão de certificados. As inscrições para ouvintes podem ser feitas, gratuitamente, pelo endereço: https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/162/ISIPELLI/, até 06 de dezembro.

O objetivo do evento é estimular a divulgação do conhecimento produzido no âmbito dos estudos sobre a linguagem, além de integrar acadêmicos de graduação e pós-graduação, como também docentes da área e afins.  Ele também marca a presença recente do curso de Pós-graduação, à nível de Especialização, em Estudos Linguísticos e Literários do IFMT, Campus “Fronteira Oeste”, na cidade de Pontes e Lacerda (MT); e engloba no público-alvo investigadores, professores, estudantes e profissionais da educação de modo geral, que desenvolvam pesquisas com escopo nos estudos linguísticos, literários e, ainda, em relação ao ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, nos seus possíveis diálogos.

Objetiva-se ainda proporcionar um debate amplo por meio de uma abordagem transdisciplinar e, consequentemente, promover interfaces e parcerias com instituições de âmbito estadual, regional, nacional e internacional. Serão reunidos pesquisadores de diferentes partes do Brasil, como também do exterior, com uma programação diversificada, a fim de ampliar os horizontes de reflexão sobre as mais variadas configurações da Linguagem (Literatura, Pintura, cinema, História, Filosofia, etc.).Eixos temáticos: Estudos linguísticos, Estudos literários, Ensino-aprendizagem de línguas e de suas literaturas, Formação de professores e Formação de leitor.

Simpósios- A submissão dos resumos nos simpósios temáticos foi encerrada no dia 28 de novembro. São 06 eixos de temas:Dimensões do Letramento no ensino de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras em sala de aula; Literatura e transdisciplinaridade; Literatura infantil e juvenil: diálogos com o imaginário, da formação de leitores à individuação; “Quem conta um conto...”: leituras sobre a produção contista no Brasil; O sujeito terapeutizado pela palavra em cena: leituras da poesia de Manoel de Barros; Linguagem, arte e ensino.

A lista simpósios com as respectivas descrições pode ser acessada aqui.