Almoxarifado Virtual tem mais de 1 mil itens disponíveis para Reitoria e Campi

Publicado por: Reitoria / 18 de Maio de 2023 às 16:24

Ferramenta tecnológica de gestão, o Almoxarifado Virtual do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que possibilita compras on-line por meio de uma base de dados, foi ampliado e passou a contar com mais de 1000 itens disponíveis.

Aos campi é possível fazer a solicitação de materiais através do Departamento de Administração e Planejamento (DAP), ou através do próprio almoxarifado.

“A ampliação vai melhorar a disponibilidade de materiais de consumo para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas em todos os campi e reitoria,” avalia o pró-reitor de Administração, João Germano Rosinke.

A plataforma possibilita o gerenciamento e fornecimento de materiais de consumo com o serviço baseado na aquisição de materiais por intermédio da logística just-in-time, uma técnica de gestão da produção, que influencia no controle de estoque. É um tipo de metodologia projetada para aumentar a eficiência, cortar custos e diminuir o desperdício, sempre na busca de produtos de qualidade, atendendo aos critérios de sustentabilidade, economicidade, racionalização do consumo e simplificação dos processos de aquisição.

Além disso, o pró-reitor aponta a redução do espaço físico e economia de recursos orçamentários, humanos e logísticos para a instituição.

O Almoxarifado Virtual adequa-se à portaria nº 13.623, de 10/12/2019, que estabelece diretrizes para o redimensionamento do quantitativo das UASG (Unidades de Administração de Serviços Gerais) e a centralização das contratações públicas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.