Você tem ideias criativas e quer mostrá-las para o mundo! Inscrições abertas para a FEBRACE 2017

Publicado por: Reitoria / 1 de Julho de 2016 às 10:53

Inscrições abertas para a FEBRACE 2017.
Faça já seu cadastro inicial e envie o relatório de projeto até
30 de outubro de 2016.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista abre inscrições para a 15a edição da mostra de projetos, maior evento do gênero no país. Os projetos podem ser submetidos até o dia 30 de outubro de 2016, pelo site (www.febrace.org.br/submeter), utilizando o sistema de submissão eletrônica.

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes têm que ter no máximo 20 anos. Podem realizar projetos individuais, ou em grupos de até 3 pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia.

Nessa primeira etapa de seleção, aproximadamente 150 professores da USP e de universidades parceiras avaliam os projetos e escolhem cerca de 300 finalistas para participarem da mostra, em março, na Universidade de São Paulo. Os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

Durante a mostra, os estudantes são avaliados por um corpo de 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria - estes são contemplados com troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas também oferecem prêmios, como: estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

O grande destaque fica para o prêmio da Intel Foundation, que oferece credencial e estadia para os estudantes de 9 projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Intel ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), que em 2017 acontecerá no mês de maio, em Los Angeles, California, nos Estados Unidos.

A FEBRACE envolve, a cada ano, mais estudantes e professores no desenvolvimento de projetos investigativos. Em sua primeira edição, em 2003, foram enviados 300 projetos, e selecionados 93 finalistas. Na última edição, em março de 2016, a FEBRACE envolveu diretamente mais de 65.000 estudantes de 26 Estados do Brasil, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 125 feiras afiliadas. O evento contou com 752 estudantes finalistas acompanhados por 476 professores orientadores/coorientadores e mais de 12 mil visitantes.

Sobre a FEBRACE

A FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento pelos estudantes de projetos criativos, inovadores e significativos para eles e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que estudantes concebam e desenvolvam projetos investigativos.

A FEBRACE propicia também a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Inserida no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE anualmente realiza, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia na Universidade de São Paulo (USP).

Sobre o LSI

A FEBRACE é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI - EPUSP), fundado pelo Prof. Dr. João Antônio Zuffo, em 1975. Pioneiro em desenvolvimento de tecnologia no Brasil, o Laboratório atua nos mais diversos segmentos, como microeletrônica, realidade virtual, saúde digital, tecnologia para a educação, entre outras áreas de pesquisa e desenvolvimento.

O LSI conta hoje com centenas de publicações científicas e tecnológicas, e tem orgulho de ter formado um grande número de profissionais de destaque no mercado, graças ao constante incentivo à criatividade e capacidade de inovação de seus professores, pesquisadores e colaboradores. Além disso, transferir as tecnologias desenvolvidas no LSI para a indústria de forma a torná-las úteis também para a sociedade, sempre foi uma importante missão do Laboratório.

Acompanhe a FEBRACE
www.febrace.org.br