Reitores da UFMT e IFMT falam de parcerias e rede de programas para qualificação

Publicado por: Reitoria / 11 de Novembro de 2016 às 08:32

Interesses em comum e parcerias entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foram os principais assuntos discutidos no dia 08 de novembro, em reunião entre os reitores das instituições, Myrian Serra e José Bispo Barbosa – UFMT e IFMT, respectivamente. O encontro dos dirigentes foi no gabinete da reitoria na universidade.

O empenho dos gestores é pelo fortalecimento das relações para que ações em conjunto sejam tomadas a partir do ano de 2017, em um consórcio entre UFMT, IFMT e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – as três instituições de Ensino Superior públicas do Estado.

A reitora Myrian Serra enfatizou a importância da cooperação interinstitucional em prol do desenvolvimento de Mato Grosso, no sentido de gerar visibilidade para a região e fortalecer a discussão em temas estratégicos. “A atuação conjunta e fortalecida das três instituições é primordial para a geração de conhecimento, assim teremos melhorias alicerçadas para o crescimento sustentável do Estado”, destacou.

Uma das estratégias de ação conjunta está na qualificação dos técnicos das três instituições em nível de pós-graduação profissionalizante. “Uma possibilidade de efetivação, com agilidade e qualidade, é promover programas em rede”, observou a reitora.

Neste contexto, uma das possibilidades conversadas para qualificação foi a abertura de uma pós-graduação com tecnologia de ensino à distância, na qual a UFMT é referência. Ambos os reitores apontaram a importância da qualificação de servidores, docentes e técnico-administrativos, para o desenvolvimento institucional.

Em consonância à proposta de atuar na qualificação em um esforço em rede entre as instituições de ensino, o reitor da IFMT falou da importância e desafios na garantia da qualificação aos técnico-administrativos. “Há a possibilidade de aulas semipresenciais, por facilitar a profissionalização”, afirmou Barbosa. Ambos os reitores concordam que o estado de Mato Grosso é grande, demandando estratégias eficientes de logística, e para isso será necessário somar as tecnologias de cada instituição para que ambas tenham o desenvolvimento desejado.

Outra questão abordada no encontro é a vinda de professores e técnicos de outros países, fortalecendo a internacionalização de forma conjunta. “A internacionalização é um fator estratégico no desenvolvimento institucional. As partilhas de saberes e parcerias entre pesquisadores e servidores estrangeiros contribuem para melhor capacitação e servir à sociedade”, lembrou a reitora da UFMT. A professora sinalizou para um novo encontro ainda em 2016 para que essas ações conversadas sejam acordadas de maneira mais específica e direcionada.

Estiveram presentes na reunião o vice-reitor, professor Evandro Soares; os pró-reitores de Ensino de Graduação, Lisiane Pereira de Jesus e Administrativo, Bruno César Moraes; os secretários de Articulação e Relações Institucionais, Fabrício Carvalho e de Gestão de Pessoas, Domingos Sálvio Sant’Ana. O diretor executivo do IFMT, William de Paula e a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Gláucia Mara de Barros, acompanharam Bispo Barbosa durante a visita.

Ascom/UFMT