Reitor do IFMT propõe consolidar a internacionalização da Instituição em missão técnica na China; veja os depoimentos dos demais membros

Publicado por: Reitoria / 25 de Setembro de 2017 às 07:30

Caminhando para a reta final da missão técnica na China, o reitor Wilian de Paula ressaltou o esforço conjunto da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI), Pró reitores, Diretores gerais dos Campi e embaixadores, para consolidar a política de internacionalização da Instituição, por meio de parcerias, como a firmada com o país asiático e que possibilitou a realização do Seminário Jovens Empreendedores, de 06 a 26 de setembro naquele país.

“Este seminário tem trazido momentos de reflexão e aprendizado, para que através da nossa gestão possamos, cada vez mais, elevar nossa instituição a espaços internacionais e fortalecer parcerias. A parceria corresponde a um ´ganha ganha´ para instituições que se envolvem em prol de desenvolvimento. A educação faz parte dessa rota e através dela buscaremos trazer o IFMT não só para a China, como para Cabo Verde (África) e outros países da América Latina”, destacou o reitor. Assista o vídeo do reitor abaixo.

Para a Diretora-Geral do Campus Avançado Diamantino, Sheyla Lucena, além de levar a marca do IFMT a um país tão diferente do Brasil, a missão tem sido uma “oportunidade de imersão cultural, com visitas técnicas, como a uma empresas da área de alimentos e uma associação de mulheres, palestras e possibilidades de parceira futuras”. Ela destacou que em todos momentos estão levando a marca "IFMT" para o povo chinês.

O Pró-reitor de Extensão, Marcos Vinícius Taques, falou do entusiasmo com as oportunidades de empreendedorismo, uma das marcas que o Instituto quer imprimir. “Levaremos boas ideias para o nosso I Fórum de empreendedores, que ocorrerá em outubro, em Cuiabá,” adiantou.

O representante da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) e professor de Português/ Inglês do Campus São Vicente, João Felipe Freitas, disse que vislumbra uma parceria com os chineses para o ensino de mandarin. “Que os chineses possam ir ao Brasil ensinar o mandarim básico aos servidores e alunos, para que eles possam, um dia vir a China praticar o idioma e viver esta experiência incrível com esse país oriental”, disse o professor.

O Diretor do Campus Cuiabá, Cristovam Albano, falou, em sua participação no "Seminário de Empreendedorismo de Jovens dos Países Lusófonos em 2017" na China, que tem prospectado algumas oportunidades para o Campus. Ele deixou um parabéns aos servidores e alunos pelas comemorações dos 108 anos de fundação do Campus Cuiabá.