PROPES realiza seleção dos projetos de pesquisa e bolsas de iniciação científica, edital nº 033/2016

Publicado por: Reitoria / 24 de Maio de 2016 às 12:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, através da Diretoria de Pesquisa e Inovação, realiza de segunda a quarta-feira, de 23 a 25 de maio, a seleção dos projetos de pesquisa, bolsas de iniciação científica e auxílio pesquisador, inscritos no edital nº 033/2016. O Diretor de Pesquisa e Inovação, Ademir Conte salientou que as inscrições bateram o recorde, pois o edital previa a seleção de 150 projetos e foram inscritos 229. O resultado está previsto para ser divulgado na segunda-feira, dia 30 de maio.

Ademir Conte explicou que a PROPES trouxe 20 avaliadores, sendo eles, da maioria dos campi. Os avaliadores receberam os projetos que não são do seu campus de origem, além de não tem nenhuma designação do nome do autor. Outra ação para mostrar a transparência no processo de seleção, segundo Conte, foi dispor os avaliadores no mesmo no local, que nesse caso é o auditório da reitoria.

“É importante destacar a consolidação da pesquisa no Instituto Federal. Tivemos um aumento no número de projetos e estamos disponibilizando esses recursos como uma forma de melhorar a qualidade deles. Nós estamos disponibilizando auxílio financeiro ao pesquisador que é algo que poucas universidades federais ofertam aos seus docentes”, frisou Ademir Conte.

O Diretor de Pesquisa e Inovação falou que o valor investido no IFMT para o edital nº 33/2016 é de em torno de R$ 1 milhão e 300 mil. “Nunca tivemos um investimento em pesquisa no IFMT dessa magnitude em apenas um edital. As fontes de recursos para esse edital foram: fontes externas (Fapemat e CNPq), campi e Reitoria”, disse Ademir Conte.

O edital nº 33/2016 tem como objetivo fomentar as atividades de pesquisa aplicada através da concessão de bolsa produtividade em pesquisa, auxílio financeiro ao pesquisador, além da concessão de bolsas de Iniciação Científica que visa despertar nos estudantes a vocação científica, o envolvimento nas atividades de pesquisa, proporcionando-lhes a aprendizagem dos métodos e técnicas de pesquisa e estimulando o desenvolvimento da criatividade e do pensar científico.

Ascom/Reitoria/IFMT