PROEX lança Edital Complementar nº 01 ao Edital nº 31/2018

Publicado por: Reitoria / 15 de Maio de 2018 às 16:54

A PROEX lançou, na segunda-feira (14), o Edital Complementar nº 01 ao Edital de Extensão nº 31/2018 alterando as condições de participação e o cronograma do edital, que prevê a seleção interna de 119 projetos de extensão, a serem desenvolvidos por docentes, servidores técnico-administrativos e alunos do IFMT. O período de submissão de projetos foi estendido para o dia 28 de maio.

Noventa e três projetos serão custeados pela PROEX, 12 pelo campus Campo Novo dos Parecis, 5 pelo campus Cáceres, 4 pelo campus Sorriso, 3 pelo campus Primavera do leste e 2 pelo campus Avançado de Sinop. Podem submeter projetos servidores da pró-reitoria de Extensão e diretores/coordenadores de Extensão poderão desde que não sejam pré-avaliadores e membros da comissão de seleção de projetos.

De acordo com o edital complementar, os projetos serão selecionados no período de 05 a 11 de junho e executados no prazo de 06 meses (entre 25 de junho e 25 de dezembro de 2018), podendo ser renovados por igual período, conforme interesse, disponibilidade orçamentária e/ou justificativa técnica do campus. O resultado final será conhecido no dia 18 de junho.

O projeto de extensão deverá ter 1 (um) extensionista coordenador, 1 (um) estudante bolsista e, no máximo, outros 3 (três) colaboradores internos ou externos na sua equipe executora. Os colaboradores internos ou externos deverão ser inscritos na aba equipe do módulo SUAP, no momento da inscrição ou posteriormente à aprovação do projeto, sendo as informações prestadas de responsabilidade do coordenador do projeto.

Os estudantes bolsistas a serem selecionados deverão estar matriculados em cursos técnicos ou em cursos superiores de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) ou em cursos de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) dos campi do IFMT. A seleção será entre os projetos do próprio campus. Serão aprovados e classificados aqueles de melhor nota da sua área temática.

As submissões deverão ser realizadas via SUAP no módulo de extensão. As propostas deverão ser elaboradas e enviadas pelos Proponentes Coordenadores dos projetos, no módulo extensão>projetos>submeter projetos, do Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP, disponível no site https://suap.ifmt.edu.br. O estudante bolsista deverá ser selecionado e inscrito pelo coordenador do projeto no momento da submissão da proposta.

Os interessados em submeter projeto, encontram instruções no seguinte link:

Cada projeto de extensão selecionado terá direito a uma bolsa mensal, no valor de R$ 250,00 para o estudante de nível médio ou R$ 400,00 para discente de nível superior, além da taxa de bancada de até R$ 1.500,00, depositada em conta corrente do coordenador.

A bolsa ao estudante será disponibilizada mensalmente, por até 6 meses ou até o término da atividade, em caso de prorrogação pela Diretoria/Coordenação de Extensão do campus.

Serão consideradas atividades de extensão os projetos que tenham vínculo direto com a comunidade externa, desenvolvidos nas seguintes áreas temáticas: Comunicação; Arte e cultura; Direitos Humanos, Justiça e Cidadania; Educação; Sustentabilidade ambiental; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho; e Desporto.

O prazo máximo para o envio do relatório final no SUAP - módulo extensão será 25 de fevereiro de 2019.

Edital 31/2018 - Entre os objetivos do edital estão: promover o envolvimento e a cooperação de servidores e estudantes em atividades de extensão, consolidando a integração entre os campi e a sociedade; oportunizar maior democratização do saber, fortalecendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão para atender às demandas sociais; além de favorecer a formação profissional e cidadã dos estudantes; fomentar atividades didático-comunitárias articuladas com o Ensino e a Pesquisa, oportunizando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos com aporte de recursos institucionais. Busca-se, ainda, contribuir para o fortalecimento da imagem institucional e divulgação dos cursos ofertados pelo IFMT e cooperar para a inclusão, o acesso e o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, em condições de igualdade à pessoa com deficiência.