Núcleo Dinâmica da Ativa Incubadora lança edital para incubação de 20 empreendimentos para a sociedade em parceria com a Fapemat

Publicado por: Reitoria / 4 de Março de 2021 às 15:54

Até o dia 14 de março estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos às 20 vagas do processo de Incubação de Empreendimentos oferecidas pelo Núcleo Incubador Dinâmica da Ativa Incubadora de Empresas, por meio do projeto Incubação de Empreendimentos para a Sociedade 4.0, aprovado no Edital FAPEMAT nº 09/20 - Rede de Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso.

O processo de incubação de empreendimentos, segundo o edital, é um ciclo de apoio empreendedor ofertado a empreendedores e empresas em formação ou já formados, mas em alguma situação de vulnerabilidade, para que sejam capazes de estabelecer e gerenciar um negócio de sucesso, garantindo, em prazo determinado, a autonomia e a autossustentação da empresa no mercado.

Será ofertado pelo IFMT - Campus Barra do Garças, em formato online a distância, para empreendedores de todo o estado de Mato Grosso e terá previsão de duração de abril a dezembro de 2021.

Para concorrer, os candidatos precisam ter concluído, no mínimo, o Ensino Fundamental I completo - 5º ano do Ensino Fundamental (antiga 4ª série).

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela Internet, no link https://forms.gle/EAa33KHzK6W7CJDB6. E são gratuitas, assim como todo o processo de incubação.

Os candidatos aprovados para o processo de incubação deverão se matricular no curso de Competências Empreendedoras oferecido pelo IFMT - Campus Barra do Garças. Para isso o candidato deverá enviar para o e-mail secretaria@bag.ifmt.edu.br com cópia para dinamica@bag.ifmt.edu.br os documentos elencados abaixo, digitalizados em boa qualidade, com o assunto: “Matrícula FIC Competências Empreendedoras”.

Os documentos são: Certificado de conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental ou Histórico Escolar do 5º ano do Ensino Fundamental ou documento equivalente; Documento de identidade oficial original; Comprovante de CPF; Comprovante atualizado de endereço, como conta de luz, água ou telefone.

O ciclo é composto, além da capacitação em curso de Competências Empreendedoras (57 horas) por: Consultorias de diagnóstico e acompanhamento dos Empreendimentos; Mentorias em áreas técnicas/específicas; acesso a todas as ações de empreendedorismo e inovação promovidas pela Ativa Incubadora durante o período de incubação, como palestras, oficinas, videoconferências e seminários.

Resultados do Processo de Incubação - Após o processo de incubação, o empreendedor deverá estar capacitado para: empreender e identificar características empreendedoras necessárias ao sucesso de um pequeno negócio; desenvolver um modelo de negócios; reconhecer a importância da cooperação para fortalecimento dos pequenos negócios; conhecer técnicas de negociação: compra e venda de produtos, e atendimento ao cliente; compreender o controle de caixa no dia a dia empresarial e dominar o processo de formação de preços; conhecer os tributos relacionados aos pequenos negócios e os benefícios a que tem direito; gerenciar um pequeno negócio: planejar, organizar, controlar e avaliar as atividades de gestão.

Processo de Seleção em duas etapas - A primeira, é a inscrição por meio de preenchimento de formulário disponibilizado no cronograma. Serão selecionados os 40 empreendimentos com maior potencial de melhorias e resultados em seus negócios.

Os 40 empreendedores selecionados para a segunda etapa deverão encaminhar um vídeo de apresentação de seu negócio (Pitch), contendo: nome do empreendimento; apresentação breve dos sócios (se houver); principal produto ou serviço oferecido; diferencial do empreendimento; faturamento médio mensal; tempo de atuação no mercado; motivação para buscar a incubação.

O vídeo deverá conter, no mínimo, dois minutos e no máximo cinco minutos. Os aprovados para esta etapa receberão material explicativo e orientativo para a construção deste vídeo (pitch). Dos 40, serão selecionados 20 empreendimentos com maior potencial de crescimento para o processo de incubação.

Cronograma:

01/03/2021 - Publicação do Edital
02/03/2021 - Impugnação do Edital
03 a 14/03/2021 - Inscrição pelo site do IFMT: https://forms.gle/EAa33KHzK6W7CJDB6
16/03/2021 - Divulgação do Resultado Preliminar da 1ª Etapa
17/03/2021 - Interposição de recursos contra o resultado preliminar 1ª Etapa
18/03/2021 - Divulgação da análise de recursos da 1ª Etapa e do resultado final da 1ª Etapa
19 a 28/03/2021 - Envio dos vídeos da 2ª Etapa
31/03/2021 - Divulgação do Resultado Preliminar da 2ª Etapa
01/04/2021 - Interposição de recursos contra o resultado preliminar 2ª Etapa
05/04/2021 - Divulgação da análise de recursos e do resultado final da 2ª Etapa
06/04/2021 - Homologação do Resultado Final