“Juventudes, Educação do Campo e Formação Técnica: um estudo de caso no IFMT” é tema de artigo publicado na Revista Educação & Realidade

Publicado por: Reitoria / 8 de Junho de 2017 às 11:22

A descrição sobre o processo da certificação da qualificação profissional que envolve diretamente a juventude camponesa foi o tema do artigo “Juventudes, Educação do Campo e Formação Técnica: um estudo de caso no IFMT” publicado na Revista Educação & Realidade, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, classificada como revista A1 na área de educação e A2 na área de ensino, pelo Qualis CAPES. O artigo é de autoria do professor doutor do Campus São Vicente, Ronaldo Eustáquio Feitosa Senra em co-autoria com Michèle Tomoko Sato (UFMT), Geison Jader Mello (IFMT) e Arnaldo Gonçalves de Campos (IFMT).

Para além do crescimento individual e do currículo pessoal, o professor Ronaldo Senra afirma que: “a publicação dos resultados das pesquisas de mestrados e doutorados que são realizados no âmbito da instituição e também sobre a mesma, contribui para a avaliação institucional e para se pensar os rumos da Rede Federal de Ensino”.

Ele reafirma também sobre “a importância dos investimentos feitos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES) na pesquisa e da política de afastamento para servidores para que possamos nos dedicar as nossas pesquisas, contribuindo com a divulgação científica e fortalecendo nossos mestrados institucionais”.

Ronaldo Senra explica que esse é o segundo artigo publicado sobre sua tese de doutorado que abordou a temática: “EDUCAÇÃO DO CAMPO NO IFMT – CAMPUS SÃO VICENTE: desafios da construção de uma educação dialógica”, finalizada em 2014 no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/IE da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, sob a orientação da Profª Drª Michèle Tomoko Sato, que é referência em Educação Ambiental no Brasil.

O professor destaca que o seu primeiro artigo abordou a temática: “IFMT - CAMPUS SÃO VICENTE: traços de uma educação tecnicista em 'conversas' com a Educação do Campo” no ano de 2015 na Revista Eletrônica Documento/Monumento.

Ele afirma que as parcerias entre o IFMT e outras Instituições de Ensino Superior – IES do Estado de Mato Grosso são fundamentais. O docente atua como Pesquisador Colaborador do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte – GPEA/UFMT (https://gpeaufmt.blogspot.com.br), no qual faz parte também a Profª Drª Imara Quadros, docente do Mestrado em Ensino – PPGEN – IFMT/UNIC, que estas parcerias fortalecem as pesquisas colaborativas e intercâmbios da instituição com grupos de pesquisas consolidados. o Prof. Dr. Geison Jader Melo, coordenador do Metrado em Ensino é coautor do trabalho e ressalta que publicações desta natureza consolidam o próprio programa.

Saiba mais sobre a Revista Educação & Realidade

Educação & Realidade tem como missão a divulgação da produção científica na área da educação e o incentivo ao debate acadêmico para a produção de novos conhecimentos. Visa, também, a ampliação das ferramentas analíticas de modo a expandir as fronteiras do pensamento e da prática no campo da educação. A revista tem como objetivo central servir de veículo não apenas para o conhecimento e as pesquisas já consolidadas, mas também para perspectivas inovadoras, tanto no que se refere à argumentação quanto à metodologia, e que se apresentam como alternativas aos modelos estabelecidos na área.

Acesse o artigo na íntegra no anexo ou no link - https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55385