IFMT Lucas do Rio Verde obtém colocação surpreendente entre as instituições públicas do estado no Enem 2018

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 1 de Julho de 2019 às 11:01

O Instituto Federal de Lucas do Rio Verde obteve a 5ª colocação entre as escolas públicas de Mato Grosso, o que, segundo o diretor João Vicente, foi uma surpresa e gratificação pelo trabalho feito em pouco tempo.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou no dia 14 de junho os microdados a respeito da colocação das instituições de acordo com as médias obtidas na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2018. O Instituto Federal, Campus de Lucas do Rio Verde, obteve a colocação de número 3599 no Ranking geral (dados do jornal online Folha de São Paulo), e foi classificado como o 5º melhor entre as instituições públicas do estado de Mato Grosso, e entre as cinco melhores do município.

O objetivo principal da Instituição em relação à formação de ensino médio técnico Ensino Médio é prepará-los para o mercado de trabalho, no entanto, esse resultado reflete o quanto as práticas realizadas nos laboratórios do campus colaboram para a compreensão teórica, permitindo visualizar os conteúdos passados em sala de maneira mais simples e abrangente. Desse modo, o corpo docente da instituição sente-se bastante feliz por além de estar atingindo seu objetivo principal, está preparando os discentes para a vida acadêmica de maneira contemplativa.

Esses dados são de suma importância para a instituição, de acordo com o diretor João Vicente. Destacou também que dentre os 35 alunos que se formaram no ano letivo de 2018, 21 estão no ramo de trabalho empregados na cidade de Lucas do Rio Verde, e entre os empregados, 11 prosseguem seus estudos ainda na área de Biotecnologia, realizando o curso superior bacharelado no Campus.

“Corrigimos as falhas dos alunos, melhoramos a estrutura, o atendimento ao estudante, a qualidade de ensino, ano que vem eu acredito que estaremos em primeiro dentre as escolas públicas”, completa o diretor em relação às metas de desenvolvimento do campus.

O ENEM é uma avaliação realizada regularmente no segundo semestre de cada ano, tendo como objetivo principal colaborar para o Ingresso de estudantes em Instituições de ensino superior, bem como avaliar o ensino no país.

Por João Pedro Vilela e Shirlei Schneider (Projeto IF News)