IFMT: Inscrições abertas para os três Processos Seletivos 2022/1: Técnico Subsequente, Técnico Integrado ao Ensino Médio e Superior

Publicado por: Reitoria / 21 de Setembro de 2021 às 07:20

O Instituto Federal de Mato Grosso lembra a comunidade que estão abertas as inscrições para os três processos seletivos da instituição: Cursos Técnicos Subsequentes, Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Cursos Superiores. São ofertadas um total de 4.589 vagas nos três seletivos. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico – https://selecao.ifmt.edu.br Conheça abaixo as modalidades de ensino.

Cursos Técnicos Subsequentes

É uma modalidade de ensino voltado para o candidato que já concluiu o ensino médio e quer fazer somente o curso técnico. São ofertadas 330 vagas em 4 campi (Cáceres, Cuiabá – Bela Vista, Cuiabá – Octayde Jorge da Silva e Primavera do Leste) e um 1 campi avançado (Sinop). Para participar deste processo seletivo é necessário ter concluído o ensino médio.

As inscrições para participar do seletivo estarão abertas no período de 02 de setembro a 17 de outubro de 2021, exclusivamente pelo site – https://selecao.ifmt.edu.br  Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais). A seleção ocorrerá por meio do histórico escolar. É ofertado a possibilidade da isenção a taxa de inscrição até o dia 23 de setembro. Para saber mais clique aqui.

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

É uma modalidade de ensino voltada para o candidato que já concluiu o ensino fundamental e deseja cursar o ensino médio juntamente com o curso técnico. São ofertadas 3070 vagas em 19 campi e dois centros de referência. Neste edital, a seleção ocorrerá por meio da avaliação do histórico escolar.

As inscrições para os cursos técnicos integrados ao ensino médio se encerram no dia 12 de outubro, exclusivamente pelo site – https://selecao.ifmt.edu.br  A taxa de inscrição para participar do seletivo é de R$ 50,00 (cinquenta reais). É ofertado a opção de isenção da taxa de inscrição até o dia 28 de setembro. Para saber mais clique aqui.

Cursos Superiores

É uma modalidade ensino voltada para o candidato que já concluiu o ensino médio e deseja cursar um curso superior (bacharelado, tecnologia ou licenciatura). São ofertadas 1.189 vagas em 14 campi (Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres - Prof. Olegário Baldo, Campo Novo do Parecis, Cuiabá – Bela Vista, Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Confresa, Juína, Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, Sorriso e Várzea Grande), 3 campi avançados (Diamantino, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra)  e 2 centros de referência (Jaciara e Campo Verde).

As inscrições estarão abertas até o dia 10 de outubro, exclusivamente pelo site: https://selecao.ifmt.edu.br. Não haverá cobrança de taxa de inscrição para participação no processo seletivo.

Para participar deste processo seletivo é necessário ter participado de pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O candidato deverá se inscrever identificando o seu número de inscrição do ENEM 2010 ou posterior (2010 a 2020). Para saber mais clique aqui.

Reserva de vagas (cotas)

O IFMT reserva 60% (sessenta por cento) das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio, dependendo da modalidade de ensino, na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal). Com isso, o candidato no ato da inscrição poderá optar pelas vagas reservadas (cotas).

O Instituto Federal de Mato é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. O Instituto é uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Venha fazer parte do IFMT, esperamos por você!