Lançada nova edição da campanha de conscientização para identificação

Publicado por: Reitoria / 6 de Junho de 2019 às 15:15

Parceria entre o IFMT e a Politec busca conscientizar estudantes do ensino fundamental que estão prestes a ingressar no ensino médio a fazer o documento de identificação conhecido como RG. A carteira de identidade é o principal documento de identificação no Brasil e é valido em todo o território nacional. A falta desse documento impossibilita que o jovem faça a prova do processo seletivo do IFMT, que abrirá inscrições em julho de 2019. As provas acontecerão em meados de novembro do mesmo ano.

“Apesar de o exame de acesso ser quase no final do ano é importante não deixar para a última hora pois a emissão do documento pode levar um tempo dependendo de onde reside o estaudante”, alerta a diretora de Políticas de Ingresso do IFMT, Leila Alves.

A diretora reforça que sem o RG o estudante não pode fazer a prova. “Todos os anos temos casos de estudantes portando apenas sua certidão de nascimento, ou o RG do pai, ou da mãe. E em hipótese alguma é possível a apresentação desses documentos. Então, para não perder a oportunidade valiosa de acesso ao ensino público o jovem deve se organizar e providenciar o seu RG”, completa Leila.

Para isso, o estudante deve procurar um dos postos da Politec e solicitar a primeira via do Registro Geral, que será emitida gratuitamente.

É indispensável estar munido de:
Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato; 1 foto 3X4 recente.

Os menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou seu representante legal para as solicitações de entrada no Processo de Identificação Civil.Na capital, há três postos para confecção do documento: Ganha tempo, Unidade Ipiranga e Unidade Morada da Serra.

Para mais informações sobre o RG acesse: https://www.politec.mt.gov.br/ ou 0800 647 8987 (CAC Politec)

Sobre os prazos dos processos seletivos do IFMT acesse: selecao.ifmt.edu.br