IFMT bate recorde de medalhas no JIF’s etapa Centro-Oeste

Publicado por: Reitoria / 5 de Setembro de 2018 às 15:12

O Instituto Federal de Mato Grosso bateu recorde de medalhas nos Jogos dos Institutos Federais do Centro-Oeste (JIFCO). Com 85 subidas ao pódio, o IFMT conquistou, entre as modalidades individuais e coletivas, 49 medalhas de ouro, 21 de prata e 15 de bronze. As competições aconteceram em Goiânia (GO) entre os dias 28 de agosto a 02 de setembro.

Composta por 169 alunos, a delegação do IFMT foi a maior entre os IFs participantes (IFMT, IFMS, IFB, IFG e IF Goiano). Cento e três jovens sagraram-se campeões e estão aptos a participar da etapa nacional, que será realizada no mês de outubro em Fortaleza (CE), onde as competições serão realizadas entre regiões.

“São motivos de alegria ter um número expressivo de atletas mato-grossenses que participaram deste evento e também os resultados alcançados pelos 96 atletas, que representarão o IFMT na etapa nacional. Isso nos engrandece e motiva. As atividades esportivas desenvolvidas nos campi tem contribuído para momentos promissores como este”, comemorou o reitor Willian de Paula.

Superando expectativas os atletas de Mato Grosso venceram em diversas modalidades individuais e coletivas, não deixando espaço para os adversários de outros Estados. As vitórias foram invictas em boa parte das competições coletivas.

No Vôlei de quadra e areia (feminino e masculino), os alunos venceram todas as competições por 2 sets a 0 e garantiram o primeiro lugar.

O Basquete feminino e masculino também deixou sua marca no Centro-Oeste e as duas equipes conquistaram o ouro. Na final contra o IFB o basquete feminino ganhou de 49 x 0.

O Handebol feminino, que teve o time composto por atletas de vários campi, conquistou vitórias arrasadoras em cima dos adversários. Para se ter uma ideia, houve a diferença de18 gols contra o IF Goiano.

Nas modalidades individuais, a Natação teve medalhistas em todas as disputas. Foram 16 ouros, 6 pratas e 1 bronze nas competições individuais e coletivas. E seguindo a mesma dinâmica, o Atletismo conquistou 11 medalhas de ouro, 9 de prata e 9 de bronze. Entre as modalidades disputadas estavam a corrida, corrida com revezamento, salto à distância e altura, arremesso de dardo, peso e disco.

Um dos destaques do atletismo ficou para o aluno Pablo Vitor Morais do campus Sorriso, que já ganhou em 2017 o Nacional no arremesso de peso e voltará esse ano novamente. Na etapa Centro-Oeste o atleta alcançou a marca de 13.42, enquanto o segundo lugar alcançou 8.93.

No Xadrez as equipes feminina e masculina também ficaram em primeiro. E nas individuais, os competidores voltaram com medalhas de ouro, prata e bronze. No Tênis de Mesa, apenas a aluna Gisela Trindade conquistou medalha na modalidade individual, contudo, garantiu a ida para a etapa nacional com o ouro.

O pódio do Judô teve destaque feminino do IFMT. Nas cinco categorias divididas pelo peso, Mato Grosso conseguiu quatro ouros e uma prata. E no masculino foram dois ouros e três bronzes.

As modalidades coletivas que não seguiram em frente, mas que também conquistaram boas colocações foram o handebol masculino que ficou com a prata, o futebol masculino (prata), o futsal feminino e masculino (prata).

(Texto de Rafaela Souza - IFMT Rondonópolis / Fotos de Edur França - IFMT Cuiabá Octayde Jorge da Silva)

Marcadores: ifmt_1 jifco