início do conteúdo

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia: submissão de trabalhos até 30/11

Publicado por: Reitoria / 24 de Setembro de 2020 às 16:37

Você tem ideias criativas e quer impactar o mundo?
Inscrições abertas para a FEBRACE 2021!
Faça já seu cadastro inicial e envie o relatório de projeto até
30 de novembro de 2020.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, abre inscrições para a 19a edição da mostra de projetos, maior evento do gênero no país. Os projetos podem ser submetidos até o dia 30 de novembro de 2020, pelo site (www.febrace.org.br/submeter), utilizando o sistema de submissão eletrônica.

Diante das incertezas em relação ao controle da pandemia, a FEBRACE está preparando sua mostra de projetos em 2021 no formato virtual entre os dias 15 e 27 de março. Os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos, diretamente de casa, para professores e pesquisadores, participar de palestras e expor suas ideias ao público por meio da mostra virtual de projetos.

Além disso, pensando em fortalecer os laços da comunidade brasileira de feiras de ciências em tempos de isolamento social, a FEBRACE está organizando uma série de encontros virtuais ao longo de 2020, estimulando professores e estudantes na continuidade das pesquisas de modo seguro.

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes devem ter no máximo 20 anos. Os projetos podem ser realizados de modo individual ou em grupos de até 3 pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Nessa primeira etapa de seleção, aproximadamente 300 professores universitários e pesquisadores de diferentes universidades no Brasil avaliam os projetos e escolhem cerca de 300 finalistas para participarem da mostra virtual, em março de 2021. Os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

Durante a mostra, os estudantes são avaliados por um corpo de mais de 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria, estes são contemplados com troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas também oferecem prêmios, como: estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

O grande destaque fica para o prêmio Regeneron ISEF, que oferece credencial e estadia para os estudantes de 9 projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), que em 2021 tem previsão de ser realizada no mês de maio, nos Estados Unidos.

A FEBRACE envolve, a cada ano, mais estudantes e professores no desenvolvimento de projetos investigativos. Em sua primeira edição, em 2003, foram enviados 300 projetos, e selecionados 93 finalistas. Na última edição, em março de 2020, a FEBRACE envolveu diretamente mais de 66.000 estudantes de 27 Unidades da Federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 123 feiras afiliadas. O evento, realizado virtualmente em função da pandemia, contou com a participação de 761 estudantes finalistas acompanhados por 510 professores orientadores/coorientadores.

Sobre a FEBRACE
A FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. 

O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento pelos estudantes de projetos criativos, inovadores e significativos para eles e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que estudantes concebam e desenvolvam projetos investigativos.

A FEBRACE propicia também a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Inserida no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE anualmente realiza, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia na Universidade de São Paulo (USP). Em 2020, com a pandemia provocada pela disseminação do novo coronavírus, a FEBRACE foi realizada integralmente no formato virtual, mantendo todas as atividades previstas na mostra de projetos. 

A Embaixada e Consulados dos EUA, MCTI, MEC, CNPq, UNESCO, PETROBRAS, SAMSUNG, Instituto 3M, Rede Globo, TV Cultura, já apoiaram e continuam incentivando esta iniciativa, acreditando na educação como forma prática de transformar o país e oferecer qualidade de vida aos seus habitantes. 

A FEBRACE é organizada por uma associação sem fins lucrativos, mantida com o apoio e o financiamento de seus parceiros.

Sobre o LSI
A FEBRACE é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI - EPUSP), fundado pelo Prof. Dr. João Antônio Zuffo, em 1975. Pioneiro em desenvolvimento de tecnologia no Brasil, o Laboratório atua nos mais diversos segmentos, como microeletrônica, realidade virtual, saúde digital, tecnologia para a educação, entre outras áreas de pesquisa e desenvolvimento.

O LSI conta hoje com centenas de publicações científicas e tecnológicas, e tem orgulho de ter formado um grande número de profissionais de destaque no mercado, graças ao constante incentivo à criatividade e capacidade de inovação de seus professores, pesquisadores e colaboradores. Além disso, transferir as tecnologias desenvolvidas no LSI para a indústria de forma a torná-las úteis também para a sociedade, sempre foi uma importante missão do Laboratório.

Acompanhe a FEBRACE
www.febrace.org.br
www.febrace.org.br/inspiradores
https://www.facebook.com/febrace
https://www.flickr.com/photos/febrace/collections/
https://www.youtube.com/user/FEBRACE

 

                                              Fonte do texto e Atendimento à imprensa: Elena Saggio elena@lsi.usp.br 3091-4248

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Lucas do Rio Verde

Avenida Universitária 1600-W - Bairro: Parque das Emas - CEP: 78455-000

Telefone: (65) 3548-4400 / (65) 99686-6126

Lucas do Rio Verde/MT