início do conteúdo

Emoção marca cerimônia de posse do Reitor e Diretores-Gerais do IFMT

Publicado por: Reitoria / 26 de Abril de 2017 às 15:24

Na última segunda-feira (24/04), no teatro Zulmira Canavarros, anexo ao prédio da Assembleia Legislativa (ALMT), foi palco da maior cerimônia de posse de dirigentes já realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Na ocasião, o reitor Willian Silva de Paula, eleito em dezembro e empossado no cargo no dia 11 de abril, foi apresentado à sociedade e deu posse aos novos diretores-gerais e pró-reitores da Instituição.

A cerimônia de posse do novo reitor foi marcada por homenagens. O reitor destacou a participação de seus pais, seus familiares e sua trajetória na instituição nos últimos 22 anos, que tem como ápice a sua eleição. Willian de Paula emocionou-se em vários momentos durante a cerimônia.

Willian agradeceu aos seus pais “que mesmo tendo pouco materialmente, fizeram seus sonhos se tornarem realidade”. Ele falou ao seu filho, Rodrigo de Paula, que ele “é o seu orgulho. E que ele é a razão de um dia poder transformá-lo num homem de sucesso, e talvez até de superação a mais do que eu fui. E assim, ele fará no ritmo dele, no jeito dele. Porque ele sabe que o pai terá paciência no ritmo e no jeito dele”, disse emocionado.

Durante a cerimônia, alunos e servidores de diversos campi prestaram homenagens ao reitor eleito. No palco, representantes dos campi Várzea Grande e Rondonópolis e do Campus Avançado Tangará da Serra, conduziram apresentações culturais que emocionaram o novo reitor, do IFMT, que sempre foi um incentivador das manifestações culturais, em especial as que reforçam as raízes da cultura mato-grossense.

A solenidade também foi prestigiada por autoridades civis e militares. Na mesa de honra, o reitor eleito, professor Willian, esteve ao lado do ex-reitor e atual Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional (PRODIN), José Bispo Barbosa.  Em companhia deles, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Domingos Sávio, a reitora da UFMT, Myrian Serra, a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, o deputado Estadual Allan Kardec, e do vereador municipal de Várzea Grande, Ícaro Reveles, também fizeram parte da mesa de autoridades.

O diretor do Campus Tangará da Serra, Gilcelio Luiz Peres, em nome do Colégio de Dirigentes homenageou o ex-reitor, professor José Bispo Barbosa. “Eu nunca vi o professor Bispo desanimado. Ele levou a instituição para lugares longínquos. A Instituição lhe deve um forte abraço”, disse Gilcelio Peres.

A diretora do Campus Rondonópolis, Laura Aoyama, representou todos os diretores gerais, falou dos desafios que terá a frente em sua gestão e relembrou o inicio de sua atuação na instituição, no qual a primeira pessoa que conheceu foi o atual reitor, que na época o substituiu na função de pesquisador institucional, há 9 anos atrás. E que ele com sua paciência, a acolheu com atenção e carinho.  

Ocupando o mais elevado cargo do IFMT desde 29 de fevereiro de 2009, o professor José Bispo Barbosa destacou, em seu discurso, a satisfação de fazer parte de grandes momentos de transformação na história da instituição. “Termino o segundo mandato à frente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso com a sensação de dever cumprido. Desejo sucesso ao professor Willian de Paula, e que ele e sua equipe possam realizar a melhor gestão à frente do Instituto Federal de Mato Grosso”, disse o ex-reitor.

Com o desafio de “combinar a ampliação das nossas vagas sem perder a manutenção e melhoria da qualidade acadêmica e científica, e com inclusão social”, em suas palavras, o novo reitor, professor , Willian de Paula, assume o cargo parabenizando o trabalho desenvolvido pelo gestor que o antecedeu e reconhecendo que os avanços alcançados pelo IFMT também são fundamentados no desempenho os três segmentos que compõem a instituição: professores, alunos e servidores técnicos-administrativos.

Willian de Paula ao iniciar o seu discurso saudou os movimentos minoritários, em especial aos militantes da causa indígena, dos quilombos e negritude, aos sindicatos, dos trabalhadores da educação, dos movimento sociais de jovens e adultos, da comunidade LGBT, dos cegos, dos surdos, dos sem-terras, povos pantaneiros, dos povos ribeiros, do povo cuiabano e mato-grossense.

Willian ressaltou que “o IFMT é uma obra de construção coletiva cujo sucesso depende do trabalho, da dedicação, e da competência de diversas gerações. O IFMT que temos hoje resulta no que fizeram aqueles que nos antecederam, desde a criação de nossa rede em 1909. Uma instituição com raízes profundas em Mato Grosso, mas com seu olhar voltado para o seu mundo e o seu lugar”, destacou. Em seu discurso, o reitor ainda destacou aspectos como desenvolvimento sustentável, trabalho em rede, protagonismo das instituições e incentivo a ações democráticas.

Em seu primeiro dia de exercício após um período em que esteve licenciada por motivo de saúde, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Myrian Serra, fez questão de estar presente na cerimônia, juntamente com sua equipe, para parabenizar o Reitor. Em sua fala, a professora destacou que a Universidade está de braços abertos para novas parcerias com o IFMT “seremos parceiros sempre; já o fomos; e queremos continuar”.

Também presente no evento, a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo parabenizou o processo adotado pelo IFMT na eleição de seus dirigentes. Ao se dirigir ao ex-reitor, prof. José Bispo Barbosa e ao novo reitor, ela afirmou “vocês dois são a alegria da democracia”.

Ex-aluno do IFMT, o deputado estadual Allan Kardec foi parte da mesa de honra do evento, onde representou o Poder Legislativo Estadual. Em sua fala, o parlamentar disse que “a Assembleia Legislativa tem o dever de ser parceira das instituições de ensino do estado de Mato Grosso”.

Após o ato solene, os participantes foram convidados a participar de um coquetel de congratulações, que marcou o encerramento do evento.

A cerimonia de posse pode ser conferida pelo link da transmissão ao vivo - https://www.youtube.com/watch? v=g0DJfxsBXrM

Créditos texto: Ascom/Campus Sorriso - Dieison Guisolfi e Ascom/Reitoria - Juliana Michaela

Crédito fotos: Ascom/Campus Sorriso - Dieison Guisolfi, Ascom/Reitoria - Alexandre Canto Melo, Ascom/Reitoria - Juliana Michaela

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Lucas do Rio Verde

Avenida Universitária 1600-W - Bairro: Parque das Emas - CEP: 78455-000

Telefone: (65) 3548-4400 / (65) 99686-6126

Lucas do Rio Verde/MT