Discentes do Curso de Bacharelado Em Biotecnologia Prospectaram Microrganismos Promissores para o Desenvolvimento de Biodefensivos

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 7 de Janeiro de 2020 às 16:44

O projeto de pesquisa “Seleção de agentes de controle biológico” desenvolvido com os discentes do 6º Semestre, do curso de Bacharelado em Biotecnologia, do IFMT - Campus Avançado de Lucas do Rio Verde, concomitantemente ao componente curricular Princípios de Controle Biológico, sob orientação do Prof. Dr. William Pietro de Souza, buscou isolar e aplicar linhagens de fungos e bactérias como ferramenta de controle biológico. Ao todo, foram isoladas 16 linhagens de fungos e bactérias que demonstraram eficiência no controle de fungos fitopatógenos, com destaque para os isolados bacterianos EVA e CB+ obtidos de raízes de plantas. Essas bactérias, quando cultivadas com fungos causadores de doenças de plantas, tais como, mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum) e antracnose (Colletotrichum gloeosporioides), reduziram o crescimento dos fitopatógenos em 65 e 52%, respectivamente.

O professor William destaca que os resultados foram animadores e importantes para traçar alternativas biotecnológicas ecologicamente viáveis para controle de fitopatógenos, e dessa maneira, suprimir a demanda por defensivos agrícolas químicos. Além disso, o referido estudo oportunizou aos discentes conhecer as etapas necessárias para a seleção de microrganismos com habilidades de agentes de controle biológico, fundamentando teoria à prática. Os microrganismos isolados serão empregados em novas pesquisas e poderão ser utilizados nas etapas experimentais dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Desse modo, o Campus Avançado Lucas do Rio Verde, situado numa região economicamente agrícola, consolida a linha de pesquisa em controle biológico, com perspectiva de obtenção de bioprodutos com foco no controle de pragas e doenças de plantas.

Para o coordenador do Curso, Prof. Dr. Reginaldo Vicente Ribeiro, projetos de pesquisa como esse, oportunizam a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, pois os bioprodutos produzidos poderão ter aplicação no projeto de extensão rural, que também é desenvolvido no Campus. Além disso, o projeto estimula a possibilidade de empreendedorismo e favorece o desenvolvimento de pesquisa aplicada nos TCCs, que estarão alinhados com as demandas do arranjo produtivo local.

O coordenador também parabenizou o professor William Pietro pela iniciativa e condução do trabalho, e aos alunos pela dedicação e resultados alcançados.