Conselho Superior do IFMT aprova Política de Gestão de Riscos

Publicado por: Reitoria / 28 de Fevereiro de 2018 às 14:20

Presidida pelo reitor Willian de Paula, foi realizada, a 32º reunião ordinária do Conselho Superior (CONSUP), na terça-feira (27), no auditório da Reitoria. Entre os assuntos discutidos pelos conselheiros presentes estavam o regulamento de formação inicial e continuada (FIC), alterações de projetos pedagógicos de cursos (PPCs) de graduação e pós-graduação e a aprovação da proposta da Política de Gestão de Riscos do instituto (Resolução nº 003/2018), assunto que ganhou destaque.

“Pela sua importância estratégica a gestão de riscos é um tema que requer cuidado, análise, planejamento e diálogo”, observou o reitor Willian de Paula.

O conselheiro Ali Atala explicou que o assunto havia passado pelo Consup, porém necessitava da aprovação pelo Colégio de Dirigentes (Codir). “Essa proposta é muito importante pois vai mudar a forma de planejamento da instituição. O processo foi remetido ao Codir, onde foi discutido para uma maior clareza, sendo então acordado e recomendado pelos diretores gerais. Voltando ao Consup, hoje esta instância superior aprovou o regulamento”, afirmou Ali.

A partir de agora a instituição tem até 31 de dezembro de 2019 para promover a implantação da política, que deverá abranger todos os níveis e as unidades organizacionais e todos os processos relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e aquisição e contrato, que deverão ter uma análise de gestão de riscos.

“Este é mais um passo na consolidação do planejamento. Vamos começar a atenuar os riscos de todas as ações do instituto. Será possível identificarmos antecipadamente os riscos desta ou aquela ação e, assim, poderemos agir para prevení-los e atenuá-los” completou o conselheiro.

Após a análise da gestão de riscos, se o grau identificado for classificado como alto, não será permitida a execução da ação pela instituição. “Será preciso atenuar anteriormente ou simplesmente não executar”.

Posse – Tomou posse no Consup como membro titular representante do Ministério da Educação, Emerson Augusto Miotto Corazza. O termo de posse foi assinado pelo presidente do conselho, reitor Willian de Paula.

A próxima reunião do Consup será no dia 27 de março.

Veja, em anexo, a Resolução 003/2018.

Marcadores: ifmt_1 consup_2