Aproximação entre Brasil e México pode resultar em acordo interinstitucional entre IFMT e UAEM

Publicado por: Reitoria / 3 de Abril de 2019 às 18:42

Dentro da programação do I Encontro Internacional de Turismo, que está sendo realizado de 1º a 05 de abril, no campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, o reitor Willian Silva de Paula entregou à professora da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM) Maribel Osório Garcia, uma Carta de Interesse representando mais um passo na direção de um acordo interinstitucional que possibilite a realização de intercâmbios, mobilidades, estágios e pesquisas entre as instituições dos dois países.

No documento, que será entregue à diretora da UAEM, Elva Esther Vargas Martínez, o IFMT expressa o interesse em estabelecer parceria com a UAEM para a promoção de intercâmbio de pesquisa para professores nos níveis de licenciatura e pós-graduação, e para alunos no desenvolvimento da mobilidade estudantil; atualização e formação de professores de forma contínua e de estudos de pós-graduação nos programas da Faculdade de Turismo e Gastronomia; projetos de pesquisa em parceria que tratem de temas afins e relacionados a turismo e gastronomia; e organização de eventos acadêmicos de interesse mútuo.

“É uma aproximação que vislumbra o crescimento e o fortalecimento do curso de Turismo do IFMT, abrindo novas possibilidades não apenas aos nossos alunos e docentes, mas também aos demais campi que estão situados em regiões com potencial turístico. Acredito que estabeleceremos bons projetos em parceria, contribuindo para o fortalecimento do turismo no estado. Em contrapartida, a professora Maribel, positivamente impressionada com nosso potencial turístico, também abre um canal de diálogo na direção de ações conjuntas em ensino, pesquisa e extensão com as outras universidades no México e com outros departamentos da UAEM, na área da agropecuária, uma das principais frentes de atuação do IFMT”, destacou o reitor.

Depois de visitar in loco o Pantanal e a cidade de Chapada dos Guimarães, acompanhada por alunos e pela equipe do curso de Turismo do IFMT, nos dias 1º e 02, a professora mexicana falou sobre suas impressões de Mato Grosso e a aproximação entre o IFMT e a UAEM.

“Há um potencial imenso nessas regiões ricas, com produtos turísticos tão singulares e únicos. Creio que há muitas possibilidades de vinculação, tanto para a formação profissional dos alunos, como dos professores, de projetos de pesquisa, por termos interesses em comum e afinidades institucionais, que me parecem muito importantes por estabelecer uma base de confiança e de disposição para podermos fazer trabalhos conjuntos futuros”, endossou a professora Maribel Osório.

Acompanhe toda a programação do I Encontro Internacional de Turismo do IFMT ao vivo pelo link https://www.youtube.com/watch?v=iHrEex21SsM