INSCREVA-SE NO CURSO: Experimentação em física básica

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 10 de Agosto de 2017 às 11:06

O IFMT campus avançado Lucas do Rio Verde se encontra próximo às escolas municipais que atendem os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, atuando com a intenção de ensinar e aprender o básico do conhecimento humano. Tal conhecimento que foi construído com o desenvolvimento da metodologia científica, formulada por vários grandes cientistas e intelectuais do século XIV, tais como Descartes, Galileu, Newton, Copérnico, etc, sem esquecer que o conhecimento já vinha sendo construído a passos vagarosos.

O documento oficial de Proposta Curricular da Educação Básica, desenvolvido pela Secretaria de Educação do município de Lucas do Rio Verde, propõem a construção desse conhecimento por meio de experimentos, observação e dedução, tendo o aprendiz como principal ator desse palco. À luz dessa perspectiva o IFMT campus avançado Lucas do Rio Verde propõem este projeto de extensão, uma oficina/laboratório com a finalidade de desenvolver experimentos de física básica com materiais de consumo para serem construídos, repetidos e analisados pelos aprendizes da rede de ensino fundamental municipal de Lucas do Rio Verde.

Professor: MS. CELSO JOSÉ FERST JUNIOR - currículo lattes

PÚBLICO ALVO DO CURSO: PROFESSORES DE FÍSICA DE LUCAS DO RIO VERDE

Modalidade: presencial

Período de inscrições: de 28/07/2017 a (prorrogado pois não houve procura) - ABAIXO

Documentos necessários: Cópia dos documentos pessoais (comprovante de endereço, RG, CPF) e comprovante de que é professor (cópia de holerite ou declaração), a serem entregues no Setor de Registro do IFMT ou ao professor da oficina no primeiro dia de aula.

HORÁRIO DO CURSO: Quintas-Feiras, DAS 19:00 AS 22:00, Iniciando dia 10/08/2017

Local: possivelmente na Escola Vinícius de Moraes (o local é definido na parceria estabelecida entre o IFMT e a Prefeitura Municpal, para oferta desta formação).

Cronograma: Agosto a Dezembro de 2017 com possibilidade de prorrogação para Fevereiro a Junho 2018

Llista dos primeiros experimentos a serem construídos

• Experimento 1 – Disponível no Youtube: Bending the light – physics experiment. Materiais a serem utilizados: garrafa PET transparente e laser.
  • Experimento 2 – Disponível no Youtube: Bending the light II – physics experiment. Materiais a serem utilizados, paralelepípedo de acrílico ou de vidro (aquário) e sal. Possivelmente utilizar-se-á cola para colar as paredes do aquário.
  • Experimento 3 – Disponível no Youtube: Microscópio caseiro com laser (experiência de física e biologia). Homemade microscope. Manual do Mundo. Materiais a serem utilizados: laser e seringa (ou conta-gotas).
  • Experimento 4 – Disponível no Youtube: Reflection and refraction of colored light in water air surface 2. Varying incidence angle. Materiais a serem utilizados: paralelepípedo de acrílico ou vidro (aquário), lata hermeticamente fechada, prego, lanterna e pilhas.
  • Experimento 5 – Disponível no Youtube: Cinema na caixa (câmara escura – experiência de Física) – Movie in box. Materiais a serem utilizados: lápis, fita adesiva escura, cartolina branca, pedaço de pano, caixa de papelão muito grande.
  • Experimento 6 – Disponível no Youtube: Curvas de Lissajous. Materiais a serem utilizados: ripas de madeira, barbante, garrafa PET com tampa, prego, tinta ou cola branca.
  • Experimento 7 – Disponível no Youtube: Pendulum waves. Pêndulo – Movimento Harmônico Simples (MHS). Materiais a serem utilizados: ripas de madeira, prego, barbante, bolas de bilhar, parafusos.
  • Experimento 8 – Disponível no Youtube: Roda de bicicleta. Materiais a serem utilizados: roda de bicicleta (sucata), barbante, cano de metal (sucata).
  • Experimento 9 – Disponível no Youtube: How is a rainbow formed? Science experiment – kids educational. Materiais a serem utilizados: bandeja de vidro, espelho pequeno, lanterna, cartolina preta, tesoura, fita adesiva.
  • Experimento 10 – Disponível no Youtube: Brownian motion – physics experiment. Materiais a serem utilizados: dois frascos de vidro, conta-gotas, termômetro, corante.
  • (....)